Câmara entrega título de cidadão bragantino ao médico Antonio Ricardo de Carvalho
08 de Novembro, 2019
Solenidade reuniu autoridades de Bragança Paulista e região

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou a 11ª Sessão Solene do ano na quinta-feira (7/11) para a entrega do título de cidadão bragantino a Antonio Ricardo de Carvalho. Médico muito respeitado na cidade, Antonio Ricardo foi agraciado com a mais alta honraria concedida pelo Legislativo. A indicação para o título foi do vereador Sebastião Garcia Amaral, Tião do Fórum, e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

O título foi entregue pela presidente Beth Chedid e pelo vereador Tião do Fórum. Além dos dois, a cerimônia contou com a presença dos vereadores Antonio Bugalu, Basilio Zecchini Filho, Dr. Claudio, Claudio Moreno, José Gabriel, Marco Antonio Marcolino, Mário B.Silva, Natanael Ananias, Paulo Mário (representando o deputado estadual Edmir Chedid), Rita Leme e Sidiney Guedes. O prefeito Municipal de Bragança Paulista, Jesus Adib Abi Chedid, do vice-prefeito Amauri Sodré, o diretor do Fórum, Laércio José Mendes Ferreira Filho, o delegado Seccional de Bragança Paulista, Carlos Eduardo Silveira Martins, o prefeito Municipal de Tuiuti, Nande, o prefeito Municipal de Pinhalzinho, Lauro de Lima, João Marques, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista e a esposa do vice prefeito Cleide Sodré, representando a primeira-dama, Marílis Chedid, completaram a Mesa de Honra. No Plenário se encontravam também secretários municipais, delegados da Polícia Civil, representantes de cidade vizinhas, familiares, amigos e demais autoridades.

“Médico exemplar, humano e amigo, Dr. Antônio é o mais novo cidadão bragantino, e é uma honra a nós vereadores outorgar este título. A comunidade médica presente nesta solenidade também reconhece seu profissionalismo e dedicação à saúde da população de Bragança Paulista”, iniciou a presidente Beth Chedid.

Em seu discurso de agradecimento, Antonio Ricardo falou sobre o desafio de assumir o setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia. “Neste momento recebo o segundo diploma mais importante da minha vida, pois o primeiro foi quando me tornei médico. Há 25 anos eu estava concluindo a residência em nefrologia na Unicamp e fui convidado para conhecer e assumir o setor de hemodiálise da Santa Casa de Bragança Paulista. No início hesitei, dadas as condições de trabalho que não eram adequadas, mas no caminho repensei e decidi assumir e melhorar o serviço. Durante todos esses anos, o principal aprendizado é que o setor é um dos poucos lugares em que não existe diferença ser rico, pobre, branco ou negro, todos são iguais, e às vezes a gente reclama de coisas que não fazem sentido, por isso é indispensável realizar um trabalho humanizado”, destacou o homenageado.

O vereador Tião do Fórum em seu discurso em nome de todos os vereadores disse. “O título é uma adoção oficial e a pessoa agraciada passa a ser irmão e conterrâneo desta terra natal. Dr. Antônio construiu uma consistente carreira em Bragança Paulista, se destacando como médico atuante e respeitado pelos colegas em razão do profissionalismo, seriedade e formação, mas é dos seus pacientes que parte o maior reconhecimento devido a forma carinhosa, humilde e cheia de empatia com que trata as dores alheias”, disse Tião.

Diretor do Fórum de Bragança Paulista, o juiz Laércio José Mendes Ferreira Filho ressaltou que ao homenagear o Dr. Antônio, a Câmara também reconhece o trabalho de todos os profissionais da saúde. “Os pacientes são testemunhas do carisma e da qualidade do atendimento na Santa Casa, sendo um profissional humilde e dedicada. Ao homenageá-lo, a Câmara também reconhece toda a comunidade médica, que está presente nesta solenidade”, afirmou.

O vice-prefeito Amauri Sodré também falou sobre o tratamento dado aos pacientes pelo Dr. Antônio. “É um orgulho tê-lo como filho de Bragança Paulista, e todos que estão presentes nesta solenidade se sentem honrados em homenagear uma pessoa que luta sempre com carinho e dedicação para promover o bem estar e a recuperação da saúde de todos”, disse o vice-prefeito.

Para o prefeito Jesus Chedid, Dr. Antônio deve ser lembrado como médico, mas também como gestor de saúde. “Tenho a felicidade de conviver com o Dr. Antônio mais de perto, pois além de médico, é também um amigo. Poucos sabem da atuação dele para melhorar a saúde pública do município, sempre com boas orientações, pois é um profissional com quase 30 anos de experiência em políticas públicas e gestão de saúde. Tê-lo como cidadão bragantino é uma honra para todos nós”, completou o prefeito.

Nascido em São Paulo, Antonio Ricardo é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Trabalhou no Quartel do Exército em Sorocaba com a Patente de Tenente Médico e, à noite, atendia no Posto de Saúde de uma comunidade em Carapicuíba. Nos finais de semana fazia atendimento aos detentos no Presídio de Carapicuíba.

Especializou-se em Clínica Geral e Nefrologia na Unicamp e, posteriormente, pós graduou-se em Saúde Mental, pela Universidade São Francisco. De lá para cá, construiu um consistente currículo e uma sólida carreira profissional como empreendedor na área da Saúde e, principalmente como médico, com atuação em toda região, nas cidades de Atibaia, Itatiba, Tuiuti, Pinhalzinho, Bom Jesus dos Perdões, Pedra Bela e Bragança Paulista. Ao estabelecer-se na cidade, logo se destacou como um dos mais atuantes médicos, sempre respeitado pelos colegas pelo profissionalismo, seriedade e formação. Ganhou o carinho dos pacientes e assim tornou-se digno da homenagem.

O título de cidadão bragantino é a mais alta honraria que o Poder Legislativo pode conceder a pessoas que, embora naturais de outras localidades, reconhecidamente prestam relevantes serviços à comunidade onde vivem e/ou atuam.