​Câmara aprova, em 1º turno, Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Down
12 de Abril, 2018
Projeto de lei 6/18, de autoria do vereador João Carlos Carvalho, define 21 de março para celebração da data

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou nesta terça-feira (10/04) a 10ª Sessão Ordinária do ano. Os vereadores aprovaram em 1º turno o projeto de lei 6/18, de autoria do vereador João Carlos Carvalho, para a celebração do Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Down em 21 de março.

Em turno único, os vereadores ainda aprovaram o projeto de lei 10/18, de autoria da vereadora Beth Chedid. O texto denomina a via pública conhecida como Rua Quatro, do Bairro do Toró, de Rua Ângela Maria de Oliveira Lucena. A votação contou com a presença de familiares da advogada em Plenário. “É uma alegria muito grande ser autora deste projeto. Angela Lucena foi uma figura emblemática, de riso largo, com importante atuação no Sama (Serviço Assistencial de Acolhimento Institucional de Bragança Paulista) como voluntária, e merece ter o nome gravado em uma placa, para lembrar a todos o ser humano que foi”, justificou a presidente Beth Chedid.

Na Tribuna Livre o vereador Marco Antônio Marcolino apresentou o treinador esportivo Sanderlei Parrela, e a recordista juvenil do salto com vara, Sara Santos Pereira Romani, que falaram sobre a futura atuação do Instituto Sanderlei Parrela em Bragança Paulista.

Sanderlei Parrela, 4º lugar nos 400 metros da Olimpíada de Sidiney (2000) e medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo em Sevilha (1999), e Sara Santos Pereira Romani, detentora do recorde juvenil de salto com vara, são idealizadores do projeto educacional de incentivo à prática do atletismo para a alunos da rede municipal e estadual de ensino, com idades de 8 a 16 anos.

“O atletismo é um esporte inclusivo e pretendemos atuar no contraturno escolar em bairros carentes com uma proposta de transformação da realidade social. O esporte proporcionou coisas muito boas para nós e o mínimo que podemos fazer é devolver em responsabilidade social. Protocolamos na Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer pedido para entrarmos nas escolas municipais e um dos motivos para estarmos aqui é para contar com o apoio de todos os vereadores para obtermos a autorização do Executivo”, explicou Sanderlei.

Sara ressaltou que para a inciativa não será necessário o repasse de recursos do município, sendo custeado por meio de convênio junto ao Ministério dos Esportes. “O Instituto Sanderlei Parrela é formado por várias pessoas ligadas ao atletismo. O esporte nos uniu e muitas vezes livra os jovens de caminhos que não são tão bons”, encerrou.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 11ª Sessão Ordinária do ano na próxima terça-feira (17/4), às 16h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada pela internet, no endereço http://www.camarabp.sp.gov.br, e pela TV Alesp (Canal 9 da operadora NET).