​Vereador Ditinho Bueno do Asilo visita projeto Policial Mirim em Amparo
31 de Maio, 2019
Parlamentar busca trazer iniciativa para Bragança Paulista

O vereador Ditinho Bueno do Asilo esteve recentemente na cidade de Amparo para conhecer mais detalhes da iniciativa Policial Mirim. O projeto realizado com crianças no contraturno escolar chamou a atenção do vereador por ser a porta de entrada para o ensino da cidadania, civismo e disciplina. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre o Sepi (Serviço Espírita de Proteção à Infância) de Amparo e a Polícia Militar. Ditinho coletou informações sobre a parceria e busca trazer a iniciativa para Bragança Paulista.

O projeto é realizado por meio de aulas semanais aplicadas por policiais militares aos alunos que participam das aulas oferecidas pelo Sepi. “Trabalhamos com diversos valores que a Polícia Militar oferece. Iniciamos com hierarquia, disciplina, ensinamos a Canção da Polícia Militar e princípios fundamentais de cidadania que eles possam levar para vida. No Dia das Mães, por exemplo, tivemos uma ação com distribuição de rosas para despertar nas crianças o sentimento de solidariedade. Em setembro teremos uma campanha de trânsito na cidade em que eles farão a orientação dos motoristas. Trabalhamos o aprofundamento de temas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), especialmente a conscientização sobre os malefícios das drogas, entre outras abordagens, para que eles sejam multiplicadores dos temas”, explicou o cabo Paulo César Reis França Junior.

A presidente do Sepi, Ana Maria Veroneze Beira, explicou que a entidade atua há 45 anos no município, atendendo atualmente mais de 700 crianças. “Dentre os projetos temos o policial mirim, que está no quarto ano de realização e tem feito muito bem para nossas crianças, sendo uma forma de prepará-los para vida. Ali eles aprendem a ser cidadãos de bem, conhecer seus direitos e principalmente seus deveres”, disse. A parceria do Sepi se estende a outras forças da Segurança Pública, garantindo ainda às crianças os cursos de bombeiro e recruta mirim, sendo as turmas separadas por faixas etárias.

O vereador ficou satisfeito com as informações colhidas na visita e teve oportunidade de conversar com os alunos para saber o que eles achavam do projeto. “Vemos aqui algo de excelência. Saio de Amparo com uma cópia do projeto e cheio de motivação para que a iniciativa possa ser trazida para Bragança. É muito importante passarmos valores aos jovens, transmitir as noções de civismo que foram se perdendo ao longo do tempo”, afirmou.

Participaram da visita os cabos Paulo César Reis França Junior e César Pires de Camargo, instrutores do Policial Mirim, o capitão Marcos Paulo de Paiva, a diretora pedagógica do Sepi, Ana Lúcia Rielli Gouveia, a assistente pedagógica Elaine Aparecida de Moraes e a presidente do Sepi, Ana Maria Veroneze Beira.