​Em reunião com vereadores, diretor do DER anuncia duas passarelas para SP-008
09 de Maio, 2019
Melhorias para Rodovia Capitão Barduíno são pautas constantes do legislativo bragantino

A presidente da Câmara de Bragança Paulista, Beth Chedid, acompanhada pelos vereadores Claudio Moreno, Ditinho Bueno do Asilo, Marco Antonio Marcolino e Rita Leme, estiveram na tarde desta quarta-feira (8/5) em reunião com o diretor do DER-I Campinas (Departamento de Estradas de Rodagem), Cleiton Luiz de Souza, agendada pelo deputado estadual Edmir Chedid, para solicitar melhorias para as estradas que cortam Bragança Paulista. Na ocasião, Cleiton afirmou que já há autorização da superintendência estadual para colocação de duas passarelas metálicas na Rodovia Capitão Barduíno (SP-008). O engenheiro fará uma visita ao município nesta sexta-feira (10/5), para, juntamente com os vereadores, avaliarem os pontos onde o equipamento será instalado. Representando o deputado Edmir Chedid, Patrícia Jorge acompanhou os trabalhos.

“O assunto principal da reunião foi a passagem de pedestres e a instalação das passarelas. Estive em São Paulo ontem, com o superintende do DER e, atendendo ao pedido dos vereadores e também do deputado Edmir Chedid, o superintendente liberou que sejam construídas duas passarelas metálicas para esse trecho de maior reivindicação da cidade. Hoje, em nossa conversa, definimos que um dos pontos será o Jardim São Miguel e o outro no Parque dos Estados. Na sexta-feira definiremos o local com mais precisão. Em seguida partimos para o projeto e a licitação. Essa é uma demanda antiga, o superintendente nos deu aval para que o trabalho seja feito”, explicou Cleiton.

Outra benfeitoria para Rodovia Capitão Barduíno anunciada foi colocação de uma lombada no trecho que dá acesso à rua que leva ao novo campus do Instituto Federal. “Essa lombada esta em fase de homologação, já era uma solicitação de muitos vereadores. Estamos no processo final, vamos agilizar isso. Nas próximas semanas esse equipamento será instalado”, disse.

Os vereadores levaram documentações compiladas com todas as cobranças já apresentadas pelo Legislativo ao DER. Outro tema tratado na reunião e que já se tornou realidade foi a melhoria da sinalização de solo da entrada do município. O trecho entre o portal de acesso a Bragança e a rotatória próxima do lago do Taboão estava com sinalização apagada, prejudicando o trânsito. Na manhã desta quinta-feira (9/5), uma equipe iniciou a manutenção, a pedido do DER. “Além desta melhoria, estamos tentando também fazer o recapeamento do local. Não depende do DER-1, dependemos de São Paulo para material, licitação, contratação, mas a sinalização horizontal e vertical podemos oferecer”, informou Cleiton.

Para os vereadores a reunião foi muito proveitosa. A presidente Beth Chedid comemorou os resultados já obtidos e reforçou a importância do trabalho conjunto do Legislativo municipal e estadual. “Graças ao apoio do deputado Edmir Chedid e à cobrança dos vereadores, vemos agora as duas passarelas vindo para Bragança. Estes equipamentos beneficiarão os alunos do Instituto Federal e grande população que vive nestes bairros na região do Jardim São Miguel e Parque dos Estados”, disse.

A reunião teve ainda outras pautas. Claudio Moreno cobrou um canal direto de diálogo entre o DER e os vereadores, para que as informações sejam transmitidas com precisão aos moradores. Marco Antonio Marcolino também organizou um compilado de notícias sobre os acidentes ocorridos nas vias de responsabilidade do DER, para dar ainda mais embasamento às solicitações apresentadas. Rita Leme e Ditinho Bueno do Asilo também comentaram as principais demandas que recebem e se alegraram com as notícias das passarelas, um dos pontos muito cobrados pela Casa desde o início da legislatura.