​Câmara de Bragança Paulista estreia tradução da sessão ordinária para Libras
08 de Março, 2019
Deficientes auditivos poderão acompanhar as sessões a partir de terça-feira (12/3) tanto no plenário, quanto na transmissão pela TV Câmara Bragança na NET e na Internet

A Câmara Municipal de Bragança Paulista vai começar, na próxima terça-feira (12/3), na 6ª Sessão Ordinária do Ano, o serviço de tradução das sessões para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com isso, o Legislativo Municipal dá um passo importante na inclusão, permitindo que os deficientes auditivos tenham acesso às sessões da Casa.

O sistema implantando pela Câmara permitirá que tanto os que estão no plenário da Casa, quanto os que veem a sessão pela TV ou Internet tenham acesso à tradução para Libras. Segundo a presidente da Câmara, Beth Chedid, o serviço deve ser estendido futuramente para outras atividades legislativas com transmissão ao vivo.

“A Câmara Municipal tem tomado várias iniciativas para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência (servidores, vereadores, visitantes, telespectadores e internautas). O início da tradução das sessões para Libras é mais um importante passo para ampliar nossa democracia e incluir todos os grupos, permitindo a participação”, afirmou a presidente. Recentemente, a Câmara Municipal realizou adequações em suas instalações para permitir o deslocamento de pessoas com deficiência.

O site da Câmara Municipal (www.camarabp.sp.gov.br) também já possui várias ferramentas que permitem o acesso de pessoas com deficiências. Inclusive há no site a possibilidade da tradução dos textos para Libras.

O serviço de tradução para libras será realizado pela Educalibras, por meio de contrato de um ano assinado entre a empresa e a Câmara Municipal. A Educalibras é uma empresa com um extenso leque de serviços para instituições de ensino, órgãos municipais, estaduais e federais, pessoas físicas, empresas e organizações de diferentes ramos de atuação.

“A atual Mesa Diretora da Casa (Beth Chedid, presidente, Sidiney Guedes, 1º secretário, e Natanael Ananias, 2ºª secretário) e a anterior (Beth Chedid, presidente, José Gabriel Cintra Gonçalves, 1º secretário, e Ditinho Bueno do Asilo, 2º secretário) têm se empenhado muito em deixar o Legislativo bragantino moderno, eficiente e inclusivo”, disse Beth Chedid.

A 6ª Sessão Ordinária com o início da tradução para Libras acontece no plenário da Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125 - Jardim América), podendo ser acompanhadas pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista) ou pela TV Alesp (canal 9), da operadora NET.