14 de Fevereiro, 2019

​Políticas públicas para juventude foram debatidas pela Comissão de Finanças

Das três matérias deliberadas na sessão desta quarta-feira (13/2), duas tratam diretamente de temas relacionados aos jovens

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano emitiu, na manhã desta quarta-feira (13/2), o parecer favorável a três matérias. Dentre elas, destaca-se o projeto de lei 54/18, que cria o Conselho Municipal da Juventude. O projeto é de autoria do Executivo.

O vereador Sidiney Guedes foi o relator da iniciativa, destacando a importância deste Conselho para o município. “O conselho é um instrumento de diálogo, que dá espaço e voz aos jovens para que participem da discussão e opinem a respeito das diretrizes e políticas voltadas à juventude”, afirmou em seu relatório.

Sidiney também parabenizou a atuação do grupo Papo Sério para que o projeto que institui o conselho se tornasse realidade. Os demais membros foram unânimes na aprovação. “Nada mais justo para que o jovem se sinta valorizado e participe ativamente das políticas públicas”, resumiu Natanael Ananias.

A comissão emitiu ainda parecer favorável à moção 81/18, do vereador João Carlos Carvalho, que pede a construção de pista de Pump Track com revestimento asfáltico no município. “É importante ressaltar que os esportes radicais têm atraído cada vez mais crianças, jovens e adultos e que os próprios munícipes adeptos dessas práticas fizeram um abaixo-assinado solicitando a construção da pista. Trata-se, portanto, de uma demanda da própria população”, disse o relator, vereador Natanael Ananias.

Pump track é um tipo de pista de circuito contínuo, formada por morros de terra arredondados ou rampas com subida e descida e curvas. Pode ser utilizada para a prática de várias modalidades esportivas envolvendo bicicleta, skate, patins ou patinete. A presidente da Comissão, vereadora Fabiana Alessandri afirmou que no Jardim Califórnia há uma pista de terra neste modelo, construída pelos próprios moradores. Sidiney comentou que em Mairiporã já há espaço semelhante. Rita Leme concluiu “esta moção está diretamente ligada ao projeto que acabamos de apreciar, pois o objetivo é o mesmo: dar espaço para o jovem, tirá-lo da rua”.

Encerrando a pauta, foi aprovado o parecer favorável à moção 88/18, do vereador Marco Antonio Marcolino, que requer estudos visando o fornecimento de uniforme para orientadores esportivos no município.

Composta pelos vereadores Fabiana Alessandri (presidente), Sidiney Guedes (vice), Mario B. Silva, Natanael Ananias e Rita Leme, a Comissão volta a se reunir em 20 de fevereiro, quarta-feira, às 9h30. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou pela internet no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (www.facebook.com/ camarabragancapaulista/).