14 de Fevereiro, 2019

​Vereadores se reúnem com secretário de Planejamento para debater Plano Diretor

Membros da Comissão de Finanças e Obras estiveram na Prefeitura para saber detalhes da elaboração do projeto que será encaminhado ao Legislativo

Os vereadores Fabiana Alessandri, Rita Leme e Sidiney Guedes, membros da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, estiveram, na tarde desta quarta-feira (13/2), na Prefeitura Municipal para conversarem com o secretário de Planejamento, Marcelo Alexandre Soares da Silva, sobre o andamento da revisão do Plano Diretor. Na ocasião, os vereadores discutiram a importância do projeto para o município e do processo de elaboração em conjunto entre poderes Executivo, Promotoria e Legislativo, além da participação fundamental da USF (Universidade São Francisco), responsável pela elaboração do material.

“É fundamental que haja harmonia entre todos os poderes, principalmente na elaboração de um Plano Diretor, que é o norte de todo município. Ele é uma diretriz para os próximos anos de Bragança. O plano atual já está defasado desde 2007. A USFé uma universidade idônea, estabelecida na cidade, com mais de três mil alunos, professores plenamente capacitados e que possuem em seu currículo os cursos de Engenharia e Arquitetura, não esquecendo da assistência social, saúde, educação e turismo do município, que também são contemplados no Plano Diretor”, comentou o secretário.

Para presidente da comissão, vereadora Fabiana Alessandri, a reunião trouxe bons resultados. “Pudemos esclarecer dúvidas e, mais do que isso, se inteirar sobre toda a construção do plano. Esse é um tema fundamental, diz respeito ao desenvolvimento ordenado da cidade e temos que manter o equilíbrio entre o econômico, social, progresso e preservação. Sabemos da dificuldade de execução do plano vigente, então temos que fazer algo que possa ser cumprido”, avaliou.

A vereadora citou alguns dos pontos mais complexos debatidos. “Temos dúvidas em relação às áreas de zoneamento do município, se haverá alguma mudança em relação às características que tem hoje as áreas de preservação, as áreas industriais, quais as áreas mais afetadas, macrozoneamento, desenvolvimento industrial, prevenção das enchentes, são vários temas. Sabemos do grande trabalho que está sendo realizado com as câmaras temáticas. Para se construir essa proposta, foram elencadas uma série de demandas do poder público e viemos debater essas dúvidas, participar da construção do plano”, disse.

A Câmara Municipal já recebeu duas reuniões sobre a revisão do Plano Diretor. Nas oportunidades, a USF, juntamente com Promotoria e Executivo, apresentaram os diagnósticos levantados para cada câmara temática e possíveis soluções. O relatório completo ultrapassa 700 páginas.

“Estive na votação do projeto do Plano Diretor em 2007 e vejo que a participação hoje tem sido maior. A Universidade está coordenando os trabalhos de forma mais aberta. Na outra oportunidade o plano só ficou transparente depois que foi apresentado como projeto à Câmara Municipal. Agora estamos acompanhando de perto a elaboração. A Câmara tem sido informada de tudo. Dessa forma o projeto se tornará ainda mais robusto”, disse o vereador Sidiney Guedes.

Rita Leme também ficou muito satisfeita com a reunião. A vereadora aproveitou a oportunidade para apresentar dúvidas da população ao secretário. Rita coletou as informações através de suas redes sociais. “Recolhi as perguntas que sempre me fazem e que considerei mais pertinentes em relação à esse assunto. É sempre importante lembrar que estamos aqui para representar a população”, considerou.

Os vereadores Mario B. Silva e Natanael Ananias, membros da Comissão, não puderam comparecer devido a outros compromissos previamente assumidos. Fabiana reiterou os agradecimentos ao secretário pela reunião “ficamos muito felizes pela forma como fomos recebidos. Em nossa primeira sessão da Comissão deliberamos essa pauta, pois sabemos da importância deste projeto para toda cidade. Agradeço ao secretário por sanar nossas dúvidas e pela forma como tem conduzido a revisão do plano”, concluiu.