​Aplicativo da Câmara Municipal já está disponível para download
19 de Dezembro, 2018
Usuários do sistema Android já podem baixar gratuitamente a ferramenta

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou, na sexta-feira (14/12), o lançamento do aplicativo para celular do legislativo. A presidente Beth Chedid, acompanhada dos vereadores Marco Antonio Marcolino, Paulo Mário Arruda de Vasconcellos e Sidiney Guedes, participaram do ato, apresentando à comunidade a nova ferramenta de interação entre a comunidade e Câmara. A vereadora Rita Leme participou também, de forma virtual, por da página do Facebook. O aplicativo já está disponível gratuitamente na Play Store para os usuários do sistema Android e a previsão é que até janeiro também atenda ao sistema iOS.

O evento contou com a apresentação das principais funcionalidades do aplicativo. A explanação ficou por conta do empresário Leandro de Souza Oliveira, proprietário da empresa que desenvolveu o aplicativo.

“É com muita alegria que comunicamos hoje que a Câmara Municipal está na ‘mão’ do cidadão. Através desse aplicativo, o cidadão terá acesso a todas as informações, sejam elas legislativas, administrativas ou da comunicação. O importante é estarmos cada vez mais conectados ao cidadão, diminuirmos essa distância entre o eleito e o eleitor. É um marco muito grande. Com o aplicativo damos muito mais transparência à Câmara, além de aumentar a participação popular no Legislativo”, afirmou a presidente Beth Chedid.

Através do aplicativo, a população terá acesso às notícias, atividades legislativas, portal da transparência, TV Câmara, perfil dos vereadores e envio de demandas, através da opção “Fale com o vereador”. Para o envio de demandas é necessário realizar um cadastro, para que o usuário possa acompanhar a situação da solicitação e interagir diretamente com o vereador ou os vereadores para os quais encaminhou sua demanda.

“O aplicativo certamente garantirá um salto na comunicação entre a população e a Câmara. Como toda tecnologia, ele pode ser melhorado e aprimorado ao longo do tempo”, comentou Oliveira em sua apresentação.

Complementando a cerimônia de lançamento, a Escola do Parlamento realizou a palestra Web-democracia: Novos Caminhos para Transparência e Acesso à Informação. O tema foi abordado por Tony Riva Oliveira.

O palestrante frisou o pioneirismo da Câmara de Bragança ao lançar o aplicativo e a relevância da iniciativa. “Essa é uma das poucas câmaras municipais que já está nesse alto nível de tecnologia. Não podemos dispensar a tecnologia, hoje a comunicação é a ‘bola da vez’”, iniciou. Tony seguiu seu tema, relacionando o lançamento do aplicativo com o cumprimento das previsões constitucionais sobre a transparência e publicidade dos atos de órgãos públicos.

Encerrando a palestra, Tony deixou um alerta à população. “O aplicativo é um meio tecnológico de diálogo entre as forças. Se o individuo não faz o controle social, lógico que ele também não tem o direito de cobrança. O aplicativo surge e é mais uma ferramenta em prol da web-democracia, a cibercidadania, esse processo entre administrador e administrado. Agora é um processo da população se posicionar, exercer seu controle social, diálogo. Parabenizo Bragança pelo avanço, vocês estão à frente de municípios muito maiores. Alerto mais uma vez aos cidadãos: utilizem os instrumentos para ocupar as esferas de poder, para modificar o cenário atual”, completou.