​Comissão de Finanças é favorável à criação da Casa de Proteção à Mulher
08 de Novembro, 2018
Moção será encaminhada ao Executivo, solicitando estudos para implantação do espaço que serve de abrigo a mulheres e crianças vítimas de violência

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal de Bragança Paulista emitiu, na manhã desta quarta-feira (7/11), o parecer favorável à moção 65/18. De autoria das vereadoras Beth Chedid, Fabiana Alessandri, Pokaia e Rita Leme, a matéria faz apelo à Administração para que seja criada a Casa de Proteção à Mulher em Bragança Paulista. O relator foi o vereador Tião do Fórum, que apoiou a causa.

“Sabemos que essa iniciativa é muito importante. A casa tem um custo elevado, mas o prefeito poderia estudar a possibilidade de implementar um consórcio com as cidades vizinhas, envolver outros municípios para diminuir os custos. Com isso a moção poderia ser colocada em prática”, sugeriu Tião.

A vereadora Fabiana Alessandri comentou que esta é uma proposta antiga da Casa. “Em mandatos anteriores temos vários pedidos neste sentido de construir a casa abrigo. Outras vereadoras, como Gislene Bueno (Gi) e Juliana Saciloto lutaram também por esta causa. Essa casa precisa de segurança e ajudar a mulher a ter amparo psicológico, além de atividades para voltar ao mercado de trabalho, seguir sua vida. Sabemos dos custos elevados de manutenção. No mandato passado fiz um documento ao deputado Edmir Chedid pedindo apoio para que a casa fosse regional, fiz esse trabalho junto com a vereadora Gi. Podemos anexar uma cópia desse encaminhamento ao relatório exposto”, afirmou.

Outras duas moções da vereadora Rita Leme estiveram em pauta. A moção 67/18 requer a instalação de brinquedos feitos com materiais reciclados e adaptados para crianças com deficiência no Parque De. Luiz Gonzaga da Silva Leme, no Jardim Público. Já a moção 64/18 solicita a ampliação das escolas de tempo integral no munícipio.

“É importante realçar essa questão do ensino integral. A demanda nesse sentido vem crescendo. As mães precisam trabalhar e ter a certeza de que as crianças estarão estudando em tempo integral. Porém, há também as dificuldades da Prefeitura em aumentar a quantidade de funcionários, merenda. A moção pede estudos, espero que a Prefeitura tenha a condição de ampliar essa oferta nas escolas”, comentou o vereador Marcolino.

A moção 66/18, do vereador João Carlos, também é voltada para área da educação em Bragança. A iniciativa pede providências para criação de escolas de educação infantil nos polos educacionais da zona rural. O relator foi o vereador Marcolino.

A pauta foi encerrada com a discussão do projeto de lei 51/18, do Executivo, que cria a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas. “Essa é uma matéria de grande importância. Tratei do tema recentemente na tribuna, é um assunto que precisa ser discutido. Precisamos conscientizar a população a respeito da prevenção das drogas. Este é o grande mal que afeta a sociedade atualmente”, disse o relator Sidiney Guedes.

Marcolino recordou que o projeto é uma resposta da Administração a um pedido feito por vereadores e o Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas). “Recebemos aqui na Câmara, na Tribuna Livre, o Gilson, presidente do Comad. Ele fez esse pedido e fico muito feliz por ver que o prefeito entendeu essa necessidade. A lei dá a possibilidade da participação e envolvimento de outras secretarias neste evento. Com a semana o município pode receber recursos estaduais e até federais para políticas de combate às drogas. Fica o meu cumprimento a este conselho que trabalha tanto”, afirmou o vereador.

Composta pelos vereadores Sidiney Guedes (presidente), Fabiana Alessandri (vice), Marco Antonio Marcolino, Mario B. Silva e Tião do Fórum a comissão volta a se reunir na próxima quarta-feira (14/11), às 8h. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou pela internet no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (http://www.facebook.com/camarabragancapaulista/).