15 de Outubro, 2018

Câmara aprova Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos

Projeto de autoria da vereadora Rita Leme institui a realização de atividades anualmente em setembro

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou a 36ª Sessão Ordinária do ano na terça-feira (9/10). Os vereadores aprovaram, em 2º turno, o projeto de lei 37/18, de autoria da vereadora Rita Leme, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, Tecidos e Medula Óssea, a ser realizada anualmente na semana de 27 de setembro.

Rita Leme também é autora da moção 59/2018, aprovada em turno único. Na matéria, a vereadora propõe ao Executivo estudos visando à implantação de núcleos de Terapia Comunitária Integrativa em Bragança Paulista.Os vereadores encerraram a ordem do dia com a discussão e aprovação do projeto de resolução 3/2018, do vereador Ditinho Bueno do Asilo, que altera a o Plantão Obrigatório dos Vereadores, com a permissão para justificativas em caso de participação em missões oficiais.

Autor do projeto de lei complementar 11/18, o vereador Quique Brown solicitou a tramitação em regime de urgência. Com a aprovação dos vereadores, a matéria que altera a redação da Lei 4.570, que criou o Programa Vou de Bicicleta e o Selo Empresa Amiga do Ciclista com a concessão de incentivo fiscal em desconto anual de até 10% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) às empresas que fizerem adesão será votada em turno único na próxima Sessão Ordinária.

Manifestações dos vereadores

A vereadora Pokaia foi a primeira a ocupar a tribuna e agradeceu o apoio de todos durante os dias em que atuou como vereadora, durante o afastamento do vereador Sidiney Guedes. “Agradeço o respeito de todos durante o período, em especial ao João Alves, presidente do PMN de Bragança Paulista, que sempre deu total apoio ao meu trabalho em ações sociais. Agradeço aos funcionários da Casa, e a todos que ajudaram no trabalho realizado nos últimos dias e ao Sidiney Guedes, por permitir que eu sentasse nesta cadeira e passasse por mais um momento de aprendizagem”, ressaltou.

Beth Chedid subiu à tribuna para comentar o resultado do 1º turno das eleições. “Parabenizo a todos os candidatos da região, que trabalharam para a conquista de votos, em especial ao deputado estadual Edmir Chedid, reeleito para cumprir o sétimo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Muitos dizem que a Constituição Federal está em risco, mas creio que temos uma democracia consolidada, e é importante o debate com respeito”, afirmou.

O vereador Claudio Moreno aproveitou a manifestação em tribuna para convidar a todos para a solenidade de entrega do Prêmio Professor Nota Dez 2018, na quinta-feira (18/10). “São nove professores inscritos, dos quais sairão três vencedores e tendo como principal critério para a escolha o mérito do trabalho realizado. Ainda sobre educação, quero informar que darei entrada a um projeto de lei de minha autoria que visa a instalação de câmeras de videomonitoramento nas creches e escolas municipais”, completou Claudio.

Ditinho Bueno do Asilo comentou o aumento do número de deputados eleitos que compõem a bancada formada por agentes de segurança pública. “Espero que os deputados e senadores eleitos possam atuar na defesa de melhores condições de trabalho para os policiais militares, que muitas vezes são alvos de críticas, mas estão sempre a serviço de todos quando ocorre algum problema”, ressaltou o vereador.

Na tribuna a vereadora Fabiana Alessandri exibiu imagens da conclusão das obras de recapeamento de ruas no Jardim Amapola, Santa Luzia e a instalação de academia ao ar livre no Jardim São José. “Agradeço à secretaria de Serviços pela execução das obras de recuperação de vias no bairro Santa Luzia, que passaram a ter um tráfego intenso de carros com as restrições impostas aos caminhões. Também faço um agradecimento à secretaria de Esportes pela quantidade de aparelhos de ginástica colocada na academia ao ar livre do Jardim São José, que proporcionará benefícios para a saúde física e psíquica para a população do bairro independente de faixa etária.”

João Carlos Carvalho pediu atenção da secretaria Municipal de Mobilidade para a reclamação de motoristas que encontram o sinal intermitente na Praça 9 de Julho no período da manhã, e também comentou a queixa de usuárias da rede municipal de saúde para a demora para a entrega de exames médicos. “Recebi reclamações de pacientes da rede que fizeram a coleta há mais de um ano e não receberam o resultado. Ninguém sabe explicar o que é feito com o material. Recolhido, o que é uma falha que não tem justificativa. As usuárias do serviço de saúde pública também falaram de coletas que não estão sendo feitas por médicos e algumas optaram por passar em consulta particular para ter o atendimento adequado”, relatou.

O vereador Marco Antônio Marcolino comentou a participação na entrega das academias ao ar livre e deu destaque aos novos brinquedos instalados no Parquinho do Lago (Terra da Magia). “Cresci na região e vejo que a reforma foi uma iniciativa muito bem pensada, com a instalação dos novos brinquedos perto do dia em que se comemora o Dia das Crianças, inclusive com brinquedos adaptados para necessidades especiais. É uma alegria muito grande.”

Marcus Valle voltou a falar sobre a faixa de pedestres na Vitrine do Lago e poluição sonora no Jardim São José. “A faixa de pedestres foi prometida há meses, e não quero ouvir dizer que não sabiam dos riscos, caso apareça uma vítima fatal. Outro assunto que é sempre cobrado por moradores da região é sobre a questão da poluição sonora, principalmente no Jardim São José, que mistura residências com repúblicas de estudantes.”

Mário B. Silva também aproveitou a tribuna para comentar o resultado das eleições. “Parabenizo a todos que participaram das eleições deste ano, com destaque para o deputado federal Paulinho da Força, que sempre apoiou o município com o envio de emendas parlamentares, e aos vereadores Basilio Zecchini e Sidiney Guedes pela votação alcançada. O momento é de aguardar a conclusão do 2º turno para cobrarmos do governador eleito ações para Bragança Paulista e região”, pontuou.

O fim do 1º turno das eleições também foi destaque na fala do vereador Moufid Doher. “Trabalhei na campanha da deputada federal Renata Abreu, que foi eleita com muita luta, e já protocolei pedido para o envio de emenda parlamentar para o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. Outro resultado positivo do Partido Podemos nas eleições foi o aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal”, comentou Moufid.

Natanael Ananias falou na Tribuna de indicação encaminhada ao Executivo para a instalação de tubulação e reconstrução de ponte entre a Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira e o Clube dos Metalúrgicos. “Recebi o pedido dos moradores da área, que em razão das fortes chuvas que vem ocorrendo, estão com medos de ficarem ilhados. Outro pedido que encaminharei à Prefeitura é para a necessidade de melhorias na sinalização viária no cruzamento da rua Rinzo Aoki e XV de Dezembro.”

Líder do Governo, o vereador Paulo Mário falou sobre o pedido feito pela Fesb (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) para que o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), desocupe o prédio em que ministrava as aulas no bairro da Penha. “A medida causou estranheza, pois é do conhecimento de todos que existe um projeto para instalarmos a incubadora de empresas do município no local em que funcionava o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), que ainda custeia todas as despesas de manutenção, tem um compromisso de vinte anos para utilização do espaço, mas foi notificado a desocupá-lo”, indagou Paulo Mário.

O vereador Basilio Zecchini encerrou as manifestações do dia durante fala no espaço destacado para a discussão de assuntos de interesse pessoal para agradecer ao apoio dos eleitores durante a campanha para deputado estadual. “Não poderia deixar de vir à tribuna agradecer aos votos, em uma campanha da qual me orgulho, por ter sido limpa e honesta. Foi uma eleição atípica e alcançar uma votação expressiva com o apoio de amigos e familiares, dá fôlego para seguir o trabalho que venho desenvolvendo nesta Casa”, afirmou.

Tribuna Livre

O vereador Ditinho Bueno do Asilo convidou a cirurgiã dentista Elizabeth Simões, para falar em nome da Associação de Cuidadores de Bragança sobre a importância da capacitação de cuidadores de idosos. “O envelhecimento bate a nossa porta, o número de idosos cresce e o país não está preparado para atender a todos, e nem sempre o familiar tem disponibilidade de cuidar do paciente acamado”, destacou.

Elizabeth afirmou que o aumento da expectativa de vida é resultado de políticas públicas que foram implementadas nos últimos anos, no entanto os anos vêm acompanhados de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes, artrose e demências. “Um cuidador bem treinado precisa aprender o processo de envelhecimento, saber as patologias inerentes e conhecer o conceito de família, para que saiba se comportar com o mínimo de intromissão possível e respeite o processo”, completou Elizabeth Simões.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, foi o segundo a ocupar a tribuna para falar das ações do município Verde Azul, que estão sendo realizadas em Bragança Paulista. Alexandro citou práticas que estão sendo implementadas no município, como: descarte de óleo de cozinha nas escolas, instalação de unidade de sustentabilidade no NAPA (Núcleo de Apoio ao Aluno e Professor) com cisternas, sensor de presença, bebedouros com reservatórios que servem para regar jardins, a substituição de lâmpadas comum por led nas vias públicas e bicicletas elétricas para rondas.

“O Município Verde e Azul é um processo de evolução, em que cada cidade participante tem um índice menor no primeiro ano de mandato e vai melhorando em decorrência das ações que vão sendo desenvolvidas no dia a dia da gestão, e que tenham continuidade”, explicou Alexandro.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 37ª Sessão Ordinária do ano, na próxima terça-feira (16/10), às 16h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (www.facebook.com/ camarabragancapaulista/) e pela TV Alesp (operadora NET).

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!