02 de Agosto, 2018

​Comissão de Saúde emite parecer favorável à três moções

Estudos para implantação de Hospital Público Veterinário e unidade móvel de castração foram debatidos

A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social emitiu, na manhã desta quarta-feira (1/8), o parecer favorável à três moções. Em duas delas, moções 38 e 39/18, o foco é o bem estar animal. As iniciativas são do vereador Dr. Claudio. Já a moção 37/18, dos vereadores Moufid Doher e Antonio Bugalu, solicita estudos para instituição de um programa de incentivo à cultura de periferia.

Nas solicitações do vereador Dr. Claudio estão a implantação de um hospital público para atendimento veterinário e a aquisição de uma unidade móvel de castrações. O presidente da Comissão, Natanael Ananias, cumprimentou o colega pela atuação. “Essas iniciativas são de grande necessidade para o município. Possibilitam ao poder público dar mais atenção aos cuidadores de animais. Hoje, infelizmente, há um aumento no número de animais abandonados na cidade. Muitos não tem condições de dar o tratamento adequado aos seus animais. Se as moções forem atendidas, possibilitarão isso”, disse.

O relator Antonio Bugalu comentou a questão da unidade móvel de castração. “Sabendo do alto custo dos equipamentos, sugiro que seja viabilizada a locação desta unidade, realizando o serviço com menos gastos ao município”, propôs.

Além da análise das matérias, os vereadores debateram algumas iniciativas para Educação e Saúde do município. José Gabriel comentou o término das obras da escola do CDHU. “A obra estava abandonada e a administração atual concluiu os trabalhos. Hoje a secretária de Educação e o secretário de Obras farão uma vistoria. Minha preocupação é com a depredação do prédio, caso não seja utilizado de imediato. Convido os membros da comissão para acompanharem esta visita”, disse.

Após discutir a pauta do dia, a comissão seguiu para outros assuntos de interesse da comunidade. Natanael comentou a retomada do ônibus da saúde, com atuação nos bairros da zona rural e também o lançamento do programa Horta Educativa. “É um programa muito interessante para o município, dando oportunidade para as crianças aprenderem a preservar o meio ambiente. Os trabalhos tiveram início nas escolas Padre Donato Vaglio, no bairro Vila Bianchi, e a Abner Antônio Sperendio, na Planejada II”, afirmou.

Rita Leme comemorou a entrega das cadeiras de rodas e as melhorias realizadas nas unidades de saúde de Bragança. A vereadora também prestigiou o início do programa Horta Educativa. “As cartilhas foram muito bem elaboradas, são bem coloridas, ótimas para as crianças”, concluiu.

Composta pelos vereadores Natanael Ananias (presidente), José Gabriel (vice), Antonio Bugalu, Dr. Claudio e Rita Leme, a Comissão se reúne na quarta-feira (8/8), às 9h, na Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América). Os trabalhos podem ser acompanhados pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (www.facebook.com/ camarabragancapaulista/). Também há possibilidade de participar enviando questionamentos durante a sessão para o e-mail (dci@camarabp.sp.gov.br) ou pela página do Facebook da Câmara (www.facebook.com/camarabragancapaulista.