20 de Março, 2018

Vereadores vão à Secretaria Estadual de Segurança cobrar melhorias para Bragança

Acompanhados do deputado estadual Edmir Chedid, o prefeito Jesus Chedid e representantes do Executivo, grupo foi recebido pelo secretário

Uma comitiva de Bragança Paulista esteve, nesta segunda-feira (19/3), na Secretaria Estadual de Segurança Pública em reunião com o secretário Mágino Barbosa Filho. Dentre as reivindicações estavam a volta da central de atendimento do 190 da Polícia Militar para Bragança, necessidade de investimentos em equipamentos, renovação frota de veículos e treinamentos para GCM (Guarda Civil Municipal). Participaram da reunião a presidente da Câmara, Beth Chedid, os vereadores Claudio Moreno, Ditinho Bueno do Asilo, Rita Leme e Sidiney Guedes, além do deputado estadual Edmir Chedid, o prefeito Jesus Chedid, o vice Amauri Sodré e os secretários Francisco Dorival Bertin (Segurança e Defesa Civil) e Gislene Bueno (Agronegócios).

“Fizemos reivindicações, levamos os reclamos da população. Foi uma audiência muito produtiva. Pudemos falar o que a população nos fala. Expusemos a questão do 190, da reclamação para que a conversa seja mais ágil com a Polícia Militar. Levamos este problema e também a questão da falta de viaturas que temos na cidade. Nós da Câmara Municipal também estamos nos mobilizando, pensando em alternativas que possamos oferecer ao prefeito Jesus para que a segurança possa ser feita de forma efetiva”, explicou a presidente Beth Chedid.

O secretário de Segurança Pública, Mágino Barbosa Filho acatou as reivindicações e também comentou com a comitiva a possibilidade de levar o sistema Detecta ao município. “Vamos fazer o possível para atender a população de Bragança Paulista. Faremos o possível para que em breve tenhamos instalado lá o eficiente sistema de segurança aqui do Estado de São Paulo que é o Detecta. Isso irá ajudar as autoridades locais (Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal) a combater com mais eficiência a criminalidade”, resumiu o secretário.

Para o Executivo essa é uma grande conquista. “Com a autorização para instalarmos o Detecta, juntamente com o nosso sistema, a segurança vai estar muito mais eficiente, vamos apoiar ainda mais as investigações que são realizadas pela Polícia Civil”, explicou o secretário municipal de Segurança, Bertin.

O vereador Ditinho Bueno do Asilo também comentou a possibilidade. “O sistema Detecta é super importante. Bragança tem a estrutura básica para implantação, não teria custo para o município e traz efetividade para segurança. Saímos satisfeitos pois há uma união entre as forças: Executivo, Legislativo e também o apoio do deputado Edmir Chedid, que foi quem agendou esta reunião para nós”, explicou.
Sobre o atendimento do 190, que é uma cobrança frequente encaminhada aos vereadores, Claudio Moreno avaliou que “segundo o secretário é muito difícil voltar para Bragança, mas reivindicamos que ao menos caia somente em Campinas, para facilitar o atendimento”.

Para o Legislativo, a oportunidade foi de extrema importância. “Tivemos vários vereadores presentes, a Câmara muito bem representada, bem como o Executivo. Fomos muito bem recebidos. Destaco a atenção que o secretário nos deu. Ficamos mais de uma hora e meia na reunião falando sobre Bragança, pedindo apoio do Estado. Isso é nossa função”, destacou Claudio Moreno. Sidiney Guedes concluiu “A segurança precisa ser um dos primeiros itens na nossa pauta de discussão”.

Galeria de Fotos