02 de Junho, 2023

​Comissão de Educação e Saúde apresenta demandas à Prefeitura

Vereadores estiveram reunidos com representantes do Executivo na tarde de quarta-feira (31/5)

A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social esteve na última quarta-feira (31/5), reunida com o prefeito Municipal de Bragança Paulista, Amauri Sodré da Silva, para tratar de reivindicações que colheram ao longo de suas visitas realizadas ao NAA (Núcleo de Apoio à Aprendizagem), Semads (Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social) e serviço de equoterapia. Na oportunidade, os vereadores puderam expor as demandas e saber quais as ações e providências o chefe do Executivo tem tomado.

Participaram da reunião José Gabriel Cintra Gonçalves, presidente da comissão, o vereador Marcos Roberto dos Santos, o assessor da vereadora Camila Marino da Saúde, Paulo Lima, o prefeito Amauri Sodré, o chefe de Divisão de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Mauro Garcia, o secretário Especial de Gabinete e da Juventude, Esportes e Lazer, Jocimar Bueno do Prado (Jota Malon), o secretário de Educação, Adilson Condesso, e a diretora do NAA, Marisa Bigon Antunes Rodrigues.

Em relação ao NAA, os vereadores pontuara a crescente lista de espera. O equipamento oferece atendimento especializado para alunos da rede municipal de ensino na educação infantil e ensino fundamental, que possuem deficiências, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Nos últimos anos, com o aumento da procura pelo serviço, o número de alunos na lista de espera também cresceu. “Recebemos relatos de que a lista chega a quase 100 pedidos para o atendimento. A demanda é grande e levamos ao prefeito a possibilidade de contratação de mais funcionários”, disse o vereador José Gabriel.

O prefeito informou que a Prefeitura aguarda decisão judicial para poder realizar novos concursos, o que impede novas contratações. Porém, a Casa do Autista está em fase avançada e poderá auxiliar o NAA. “A expectativa é inaugurar este equipamento até o começo do próximo ano, o que supriria parte da demanda do NAA, pois, segundo relatado pela equipe, a maior parte dos encaminhamentos são casos de autismo. Seguiremos acompanhando este trabalho e nossa intenção é que o atendimento seja mais ágil”, pontuou o presidente.

No caso da Semads, os vereadores trouxeram a necessidade do aumento do quadro de funcionários, em especial assistentes sociais, para dar mais agilidade aos serviços prestados. Da mesma forma, a questão de novas contratações impede que, de imediato, a Prefeitura possa realizar novos concursos para o cargo.

Por fim, os vereadores comentaram a visita feita ao serviço de equoterapia. Neste caso, a comissão pontuou a necessidade de melhorias estruturais, como a rampa de acesso pavimentada. Os vereadores foram informados que a Prefeitura tem realizado benfeitorias no local e que as melhorias para acessibilidade já estão previstas. A Comissão também cumprimentou a Administração pelo trabalho em parceria com a Associação São Lucas.

Galeria de Fotos

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!