25 de Maio, 2023

​Quique Brown pede CEI para investigar transporte público

Vereador destacou críticas de estudantes da rede pública ao sistema de transporte

Em sua manifestação na sessão desta terça-feira (23/5), o vereador Quique Brown trouxe à tribuna demandas dos estudantes da rede pública em relação ao transporte público e pediu a abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito). Essa foi a principal cobrança ouvida pelos membros da Comissão de Assuntos Socioeconômicos na sessão extraordinária convocada para debater o transporte com a população. Brown exibiu trechos da sessão e cobrou da Administração ajustes nos horários das linhas.

“Na última terça-feira (16/5), fizemos uma audiência pública e os usuários do ônibus lotaram o plenário. Chamou atnção de todo mundo, principalmente, a situação das meninas depois da escola. E isso não é culpa da empresa não. O que essas meninas vivem é culpa do Amauri (prefeito Amauri Sodré), porque quem decide que horas que o ônibus parte depois da escola, de onde ele parte e para onde ele vai é o prefeito, através das ordens de serviço”, iniciou.

O vereador cobrou que a Casa investigue a situação, pedindo assinaturas de apoio dos colegas para abertura de CEI, que investigue por que a cobrança pelo cumprimento do contrato só venha depois de ser injetado cerca de R$ 20 milhões na operação da empresa. Brown criticou a Administração pelo contrato vigente, apontando o desequilíbrio entre o número de usuários efetivo e a licitação, que obrigam o Executivo a subsidiar custos das passagens. “Esse contrato é desequilibrado. O número de passageiros foi superestimado”, afirmou.

Outra cobrança foi em relação à fiscalização dos ônibus, que cabe à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Em outro vídeo, o vereador exibiu acidente envolvendo ônibus e um motociclista. Nas imagens, Brown destaca o fato do ônibus estar com um dos faróis queimados. “Esta é a frota que anda em Bragança: ônibus com farol queimado todo dia, ônibus sem wi-fi... ar condicionado segundo os usuários, no dia da audiência pública, eles dão graças a Deus quando os ônibus tem janela. Porque às vezes eles são obrigados a entrar nos ônibus que não tem janela e nem ar condicionado”, afirmou.

Para o vereador, a Casa não deve esperar o ultimato da Administração, que deu prazo até 4 de junho para a empresa melhorar o serviço. Brown defende que a Casa inicie a CEI e averigue a situação do transporte público de imediato.

Veja a sessão e a fala do vereador na íntegra em


Referência

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!