25 de Maio, 2023
Câmara aprova denominações de via públicas

A Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (23/5), dois projetos de lei que tratam de denominações de bens públicos. Em 1º turno, os vereadores também aprovaram mudança no Calendário de Eventos do Município, com a proposta da vereadora Missionária Pokaia, que institui a Semana da Cultura Gospel.
A Ordem do Dia teve início com o projeto de lei 33/2023, de autoria da presidente da Câmara, vereadora Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta). O PL denomina José Joaquim Trindade (Zé Confiança) a via pública que se inicia a esquerda da Estrada Municipal José Vaccari. Gi detalhou que o homenageado tem grande reconhecimento no bairro pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento do mesmo, especialmente visando melhorias e exploração do turismo rural.
A vereadora Fabiana Alessandri é a autora do projeto de lei 34/2023, que denomina Getúlio Florêncio de Godoy a via pública localizada no bairro Jardim Amapola, com acesso ao final da Rua Rubens Borba de Moraes, popularmente conhecida como Estrada da Bocaina. “O senhor Getúlio iniciou o processo de urbanização do bairro e também de toda região, abriu ruas, cuidou do acesso dos moradores, foi precursor de toda essa região. Essa é uma justa homenagem. Ele já é falecido, mas toda família reside no bairro e vai ficar muito feliz com o carinho e a homenagem desta Casa”, disse Fabiana.
Em 1º turno a Casa aprovou o projeto de lei 19/2023. De autoria da vereadora Missionária Pokaia. A proposta altera a lei que institui a Semana da Música Gospel. A autora propõe que a nova redação da lei refira-se a criação da Semana da Cultura Gospel, visando assim ampliar as manifestações a serem apresentadas ao público neste período. Além disso, a nova redação prevê que a realização desta semana ocorra durante os festivais (de inverno e de verão) promovidos pelo município. A lei atual prevê que a semana seja celebrada após a 1ª quinzena de julho.
Tribuna Livre
A psicóloga Ana Carolina Dumelle, da Associação Projeto Equilíbrio, veio à tribuna tratar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data relembrada em 18 de maio. O vereador apresentante foi Sidiney Guedes. “Não podemos deixar de falar sobre esse tema, fechar nossos olhos para essa causa”, destacou Guedes.
Severino F. da Silva (Pai Bil de Xangô), presidente da Abuc (Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé) e representante da Cadeira de Matriz Africana do Conselho Municipal de Cultura foi o segundo inscrito e discorreu sobre a abolição da escravidão e suas consequências nos dias de hoje. Missionária Pokaia foi a vereadora apresentante, destacando a luta da comunidade para retomar a Igreja da Santa Cruz e tornar o espaço um Centro Cultural para apresentar à comunidade a cultura nega. A vereadora já apresentou moção ao Executivo com esta proposta e segue aguardando pelas tratativas.
A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 17ª Sessão Ordinária do ano na próxima terça-feira (30/5), às 14h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou pelo site da Câmara (www.camarabp.sp.gov.br), no canal do Youtube (www.youtube.com/