05 de Dezembro, 2022
Rita Leme fala sobre projeto para transição escolar de alunos

A vereadora Rita Leme subiu à tribuna da Câmara Municipal de Bragança Paulista para comentar a participação em encontro com dirigentes regionais de ensino e a discussão sobre o projeto para facilitar a transição de alunos da rede municipal de educação para a rede estadual. Na fala, feita durante a 44ª Sessão Ordinária do ano, que aconteceu na terça-feira (29/11), a vereadora mencionou moção de sua autoria que foi aprovada pela Casa em 2018 e abordava o assunto.
“Quero deixar registrado um fato que me deixou bem feliz e que faz com que eu termine o ano muito contente. No ano de 2018 elaborei uma moção de apelo ao Executivo para a conjugação de esforços entre a rede municipal e a rede estadual de ensino, para garantir uma transição tranquila dos alunos que saem do ensino fundamental e vão para o ensino médio. Essa transição é um divisor de águas, que traz desconforto às crianças, em especial aquelas com necessidade especiais. O problema não é o número de novidades, mas a falta de orientação e atenção específica aos alunos por parte da escola. Há relatos de crianças que ficaram assustadas porque tinham que se adaptar ao grande número de professores e matérias, além de práticas pedagógicas diferentes, e muitos deixam de frequentar as aulas”, justificou Rita.
A vereadora informou que após iniciar o diálogo sobre o assunto em 2018, foi convidada a participar de um encontro com educadores da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista e Região na última semana. “Visitei a Diretoria de Ensino várias vezes para tratar do assunto e na última semana fui convidada a participar de um encontro com educadores e com mais de 100 professores de toda a região. Lá eles falaram sobre a moção e disseram que a partir daquele momento seria discutido de que forma implementar a ideia, com medidas de orientação aos pais, professores e alunos. A facilitação para a transição é uma forma de evitar aborrecimentos, frustrações, e inseguranças por parte de todos os envolvidos no processo, além de ressaltar a importância dos pais continuarem acompanhando a vida escolar dos alunos no ensino médio”, ponderou.
Rita Leme encerrou a manifestação na tribuna com agradecimentos após o fim de mais um ano legislativo. “Também quero deixar meu agradecimento à Casa, desde o pessoal da limpeza, recepcionistas, até à presidência. Espero que a gente descanse e volte em 2023 mais unidos do que nunca para fazer um trabalho melhor do que o que foi feito nos outros anos”, encerrou.