02 de Dezembro, 2022

Câmara concede o título de cidadã bragantina a Kathia Bonna

Homenagem aconteceu nesta quinta-feira (1º/12)

A Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista realizou, na noite de quinta-feira (1º/12), a solenidade para concessão do título de cidadã bragantina a musicista e empresária Kathia Bonna, uma das responsáveis pelos projetos musicais da Orquestra de Metais Lyra Bragança e Fanfarra Alegretti. A homenagem é uma iniciativa da vereadora Rita Leme.

A solenidade contou com a presença da presidente do Legislativo, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), a secretária municipal de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, que representou o prefeito Amauri Sodré, e a autora do decreto legislativo que originou a homenagem, vereadora Rita Leme, além de reunir no Plenário amigos, familiares e alunos dos projetos musicais desenvolvidos por Kathia e seu marido Marcus Bonna.

Rita Leme se dirigiu a sua homenageada afirmando “sua vida serve de exemplo e referência para todos, por isso você é merecedora desse título tão importante e soube reconquistar o nosso reconhecimento (...) me sinto honrada em te honrar”.

Já a presidente do Legislativo, Gi Borboleta, completou “personagem destacada na vida de Bragança Paulista, Kathia se ilumina nas ações pela melhoria das condições de vida da juventude bragantina por meio da música (...) Na noite de hoje, Bragança Paulista acolhe oficialmente sua mais nova cidadã e nós acolhemos a nossa mais nova conterrânea. É com satisfação que esta Casa e esta vereadora, recebe a senhora Kathia como cidadã bragantina”.

Biografia da homenageada

Káthia Bonna nasceu em São Paulo e iniciou seus estudos de piano aos cinco anos. Estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Unesp e venceu concursos nacionais de piano e composição. Ao lado de seu esposo, Marcus Bonna, fundou em 1991 a MB Cases, uma indústria especializada em fabricação de estojos para instrumentos musicais e acessórios, sendo transferida para Bragança Paulista ao receber da Prefeitura área industrial, onde construíram suas novas instalações. A MB Cases emprega noventa funcionários. Em 2009, ao lado do esposo e de Luís Custódio (Babalu), iniciou projeto de ensino musical gratuito a crianças e jovens da periferia, nas instalações da empresa, cujo resultado foi a formação de uma orquestra de metais e percussão, hoje conhecida como Orquestra de Metais Lyra Bragança. A Orquestra de Metais Lyra Bragança já foi diversas vezes campeã em concursos estaduais e nacionais e tem se apresentado em várias cidades. Em 2012, novo polo do projeto foi iniciado na Escola Estadual Luiz Roberto Pinheiro Alegretti, formando a Fanfarra Alegretti, que causou enorme transformação na escola, pois, para permanecer no projeto, o aluno tem de apresentar frequência, notas acima da média e comportamento exemplar dentro e fora da escola. Em 2017, inaugurou a sede do Projeto Lyra Bragança, que foi construída especialmente para o projeto e conta com um auditório para 350 pessoas, salas de estudo, cozinha e banheiros com acessibilidade. Kathia Bonna também é membro do Rotary Clube Bragança Paulista, faz parte do Conselho da Diretoria Regional do Ciesp e é presidente da Associação Bragantina Amigos da Arte. Em 2016 recebeu a medalha Zilda Arns, homenagem do Legislativo, pelo relevante trabalho social que realiza.