21 de Novembro, 2022
Câmara prestigia encerramento do Proerd para escolas da zona rural

A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), esteve, nesta segunda-feira (21/11), na cerimônia de encerramento dos trabalhos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) com os alunos dos 5ºs Anos das escolas municipais da zona rural de Bragança Paulista. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo representantes da Polícia Militar e do Executivo.
Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, os alunos participaram de três encontros ministrados pela cabo PM Janaína Matias. Nas aulas, foi mostrado aos estudantes como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
O comandante da 1º Companhia do 34º Batalhão da Polícia do Interior, capitão Jonathan Costa de Paula, participou do evento e cumprimentou os alunos pela conclusão do Proerd. A presidente da Câmara, Gislene Bueno, também falou com os alunos e expressou suas considerações em relação ao programa. “Esse é um projeto maravilhoso desenvolvido pela Polícia Militar. Foi muito bonito ver o auditório lotado por nossos alunos da zona rural. Logo ao início da cerimônia eles cantaram a plenos pulmões o Hino de Bragança, isso nos emociona, afinal eles são o futuro da nossa cidade. A mensagem que deixei a eles é de que devem seguir sempre pelo caminho do bem, fazendo boas escolhas. Sabemos que o trabalho do Proerd deixa sementes importantes na construção do futuro desses jovens, cumprimento a todos os envolvidos por todo empenho e dedicação”, afirmou.
O Proerd é um programa idealizado pelos policiais militares, em ação conjunta com as escolas e famílias, com a finalidade de prevenir o abuso de drogas e violência entre estudantes, visando a valorização da vida. Os policiais que desenvolvem o projeto são devidamente treinados e utilizam material próprio que potencializa a prevenção ao assunto em sala de aula, apresentando as influências que contribuem para o uso de drogas e violência, desenvolvendo nos alunos habilidades para resisti-las.