21 de Novembro, 2022

Rita Leme destaca Dia Municipal de Sensibilização da Prematuridade

A vereadora é autora do projeto que incluiu a data no Calendário Municipal

A vereadora Rita Leme foi à tribuna, nesta quarta-feira (16/11), para tratar sobre o Dia Municipal de Sensibilização da Prematuridade. A parlamentar trouxe o tema à tona em 2017, quando apresentou projeto de lei para acrescentar a data no Calendário Municipal de Eventos do Município. Celebrado mundialmente em 17 de novembro, a data passou a vigorar em Bragança Paulista após a sanção da Lei 4.594, de 6 de novembro de 2017.

“O objetivo é proporcionar nessa data ações educativas e preventivas, destinadas à orientação, conscientização e diminuição da taxa da prematuridade (...) Além do Novembro Azul, temos o Novembro Roxo, que faz o alerta para a prematuridade. Essa é a principal causa da mortalidade infantil. O Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros”, disse.

Rita informou que, de acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil. Isso equivale a seis casos a cada 10 minutos. Outro ponto destacado pela vereadora foi o tempo médio de internação e o impacto disso. “Um levantamento com mais de 4 mil famílias identificou que o tempo médio de permanência do bebê prematuro na UTI neonatal após o nascimento é de 51 dias, uma situação que impacta diretamente a saúde pública e afeta muitas vezes de forma irreversível os pais e os bebês, tanto física quanto emocionalmente”, considerou.

Veja a sessão e a fala da vereadora na íntegra em:
https://youtu.be/9LsWRdTDy84

Referência

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!