Vereadores visitam estação de tratamento de esgoto da Sabesp
16 de Março, 2018
Beth Chedid e Ditinho Bueno acompanharam o processo de remoção de poluentes da água que retorna ao Lago da Hípica Jaguari

A vereadora Beth Chedid e o vereador Ditinho Bueno do Asilo visitaram as instalações da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mãe dos Homens, no bairro Planejada III, na quinta-feira (15/03). Acompanhados do secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, os vereadores foram recepcionados pelo gerente da Unidade Regional Bragantina da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), José Carlos de Camargo, que explicou o processo de despoluição de 100% do esgoto coletado pela empresa na cidade.

“O Consana (Consórcio de Saneamento Nossa Água) estuda a renovação do contrato da prestação de serviços de saneamento básico de Bragança Paulista com a Sabesp e a abertura de chamamento público, então considero importante que o Legislativo e o Executivo tenham conhecimento do consumo de água e a quantidade de esgoto tratado”, disse a presidente Beth Chedid.

O gerente da URG Bragantina, José Carlos de Camargo, explicou o processo de tratamento. “Todo esgoto coletado nas residências do município é tratado pelo método de lodo ativado. A remoção dos poluentes tem início ainda nas tubulações, e ao chegar na ETE Mãe dos Homens o material séptico é misturado ao lodo ativado, em seguida é agitado e aerado em tanques, com a utilização de uma técnica de biologia aeróbica. As últimas etapas são a decantação, em que os poluentes restantes se desprendem, e em seguida ocorre o tratamento com a adição de hidrocloreto, que torna a água propícia para o descarte no Lago da Hípica Jaguari”, explicou José Carlos.

Segundo o gerente, após o término do processo são extraídas duas caçambas de resíduos sólidos por dia de todo o esgoto produzido em Bragança Paulista, que seguem para descarte em aterro sanitário contratado pela companhia.

O vereador Ditinho Bueno do Asilo elogiou o trabalho executado na Estação de Tratamento e alertou para a comercialização de lotes residenciais nas proximidades do local. “A Estação de Tratamento de Esgoto Mãe dos Homens está em pleno funcionamento, com capacidade para tratar todo o esgoto do município com tranquilidade. É importante alertar às secretarias municipais de Meio Ambiente e Planejamento para o processo de especulação imobiliária que vem ocorrendo no entorno, que pode gerar várias queixas no futuro.”

A visita à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mãe dos Homens também foi acompanhada por representantes do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e articuladores do Município Verde Azul.