26 de Agosto, 2022

Câmara acompanha premiação do Programa Município VerdeAzul

Bragança Paulista conquistou o 1º lugar do Estado

A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), acompanhou na manhã desta quarta-feira (24/8), a entrega da certificação do Programa Município VerdeAzul. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a iniciativa teve como 1ª colocada do ranking Ambiental Paulista a cidade de Bragança, com nota 97,52. O município também recebeu o prêmio Franco Montoro, como melhor colocado na unidade de gerenciamento de recursos hídricos da Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Realizada na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, na capital Paulista, a solenidade contou com a presença do secretário da pasta, Fernando Chucre, o coordenador do Programa Município VerdeAzul, Paulo Delgado, dentre outras autoridades. Pela cidade de Bragança estiveram presentes o prefeito Amauri Sodré, a presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, a Interlocutora do Programa Município VerdeAzul de Bragança Paulista, Carolina Mourão, além de outros representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ao todo mais de 600 municípios concorrem a esta premiação, e Bragança vem numa crescente em sua colocação nos últimos anos. Como ações de destaque para conquista do 1º lugar, a secretária Nádia citou o Samuvet, Castramóvel, parceria com a Associação Mata Ciliar para cuidado de animais silvestres, recuperação de nascentes e áreas de preservação ambiental, implantação de unidades de conservação, elaboração de plano de saneamento, plano de erosão, coleta seletiva, Ecopontos, ações de educação ambiental, entre outros.

“Sem sombra de dúvidas Bragança vive um momento excepcional no que se diz respeito a ações voltadas ao Meio Ambiente e Bem Estar Animal. Esse prêmio só vem coroar todo o trabalho realizado pela Administração. Como Legislativo participamos, aprovando as políticas públicas que visam essas melhorias diretas para comunidade. Parabenizo o prefeito Amauri Sodré que já chega com um ‘gol de placa’, recebendo este prêmio. Toda Administração e equipe da Secretaria de Meio Ambiente estão de parabéns por essa conquista”, afirmou Gislene Bueno.

A divulgação do Ranking Ambiental Paulista teve início na segunda-feira (22/8), tendo continuidade na terça-feira (23/8) e o encerramento com os melhores colocados na quarta-feira (24/8). O ranking celebra as cidades que se destacaram ao longo do ano pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.

Sobre o programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.