19 de Agosto, 2022

Uso terapêutico do canabidiol foi tema de palestra na Câmara Municipal

Escola do Parlamento promoveu debate ‘Saúde e Cannabis’

Aconteceu na noite desta quarta-feira (17/8), na Câmara Municipal de Bragança Paulista, o debate Saúde e Cannabis. A iniciativa da Escola do Parlamento teve como objetivo reunir profissionais da saúde e familiares de pacientes que fazem uso terapêutico da substância para discutirem os benefícios e o impacto na qualidade de vida de pessoas acometidas por diversas doenças.

Inicialmente o médico neurocirurgião Eduardo Jorge Cury Filho apresentou a Abracuca (Associação Brasileira de Apoio à Cura pela Cannabis), associação destinada a ajudar pacientes com doenças tratáveis com derivados da planta Cannabis sativa.

Cury, que é presidente da entidade, destacou “a Abracuca é uma associação apolítica, sem fins lucrativos. A missão dela se baseia em três aspectos, que são: a capacitação médica para prescrição da cannabis; a pesquisa clínica com derivados de cannabis e a assistência a pacientes de baixa renda”.

Na sequência, o médico generalista Guilherme Baruel apresentou o histórico do uso da cannabis na promoção de bem estar e saúde. De acordo com os estudos apresentados, o uso da cannabis tem seus primeiros registros na China em 2.700 a.C., passando pelo Egito, Grécia, Roma, Oriente Médio e África, até chegar nos dias atuais. Baruel explicou detalhes sobre a planta e o canabidiol (CDB), o canabinoide mais discutido nas pesquisas médicas, meio legislativo e sociedade. “Esse é um tema muito importante, que tem a capacidade de ajudar muita gente, agradeço pela oportunidade de debater este tema aqui na Câmara”, frisou.

O advogado Caio Villaça seguiu com os debates, trazendo elementos jurídicos a respeito do tema. O munícipe Paulo Azzi foi o último a se manifestar, partilhando os efeitos positivos do uso da cannabis no tratamento de seu filho. Ao final os participantes puderam esclarecer duas dúvidas sobre o tema.

A presidente da Câmara, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), o vereador Sidiney Guedes (supervisor da Escola do Parlamento) e o vereador Juninho Boi prestigiaram o evento. “Com grande satisfação a Câmara Municipal acolheu a todos nesta noite para um debate muito produtivo. A Câmara é um espaço do povo, para o povo. Enquanto vereadores nos colocamos à disposição para desenvolver políticas públicas que possam ampliar a discussão sobre a cannabis no uso medicinal”, afirmou a presidente.

Veja a palestra na íntegra em