04 de Agosto, 2022

Marcos Roberto cobra fiscalização de veículos estacionados em calçadas

Vereador já encaminhou ofício ao Executivo sobre o tema

O vereador Marcos Roberto dos Santos trouxe à tribuna, durante a sessão desta terça-feira (2/8), discussão sobre o aumento de carros estacionados nas calçadas do município. Marcos já cobrou providências da Administração por meio de ofício encaminhado em junho, com a persistência do problema, o vereador solicita o aumento da fiscalização, especialmente quando a infração ocorre por parte de estabelecimentos comerciais.

“Muitas pessoas tem reclamado de que muitos estabelecimentos comerciais, principalmente do ramo automotivo, oficinas e similares, estão estacionando carros em cima da calçada. Tem uma rua próxima a Upa Vila Davi em que estão estacionando os carros em cima da calçada. A pessoa sai da UPA e tem que andar na rua. Isso tem acontecido com frequência na cidade”, afirmou.

Marcos reforçou que o problema não ocorre apenas em um ponto isolado, mas em diversos bairros, por isso solicitou a ampliação da fiscalização. “As pessoas não tem noção, infelizmente. Se a pessoa parar para pensar não vai deixar o carro na calçada, dificultando a vida de quem está andando. O poder público precisa entrar em ação. Infelizmente falta um pouco de consciência do cidadão. Peço para que a Prefeitura dê atenção especial a isso, fiscalização principalmente quando é caso de comércio”, concluiu.

Conforme Artigo 181-VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o estacionamento de veículos sobre passeios é uma infração grave, sujeito a cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 195,23.

De acordo com a norma NBR 9050/2004, a largura mínima de faixa livre para circulação de pedestres é de 1,5 m. Portanto, é recomendado aos proprietários de estabelecimentos comerciais que oferecem estacionamento nos recuos do imóvel, que se certifiquem que o espaço oferecido é suficiente para acomodação dos veículos, preservando a faixa de 1,5 m destinada aos pedestres junto à guia, evitando assim que seus clientes sejam multados.

A Secretaria de Mobilidade Urbana é a responsável pela fiscalização. Para denunciar esse e outros tipos de irregularidades de trânsito, a população pode entrar em contato com a pasta através do telefone (11) 4035-8060.

Veja a sessão e a fala do vereador na íntegra em