15 de Junho, 2022

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 é aprovada em 1º turno

Projeto prevê arrecadação de R$ 714,6 milhões para Bragança no próximo ano

A Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista aprovou, em 1º turno, o projeto de lei 35/2022, que institui a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2023. A votação ocorreu durante a 20ª Sessão Ordinária do Legislativo, realizada nesta terça-feira (14/6).

De acordo com o PL encaminhado pelo Executivo, o Orçamento estimado para 2023 é de R$ 714,6 milhões, o que representa crescimento de 9,4% em relação ao Orçamento vigente. A matéria recebeu duas emendas por parte do Executivo, visando correções. Após as discussões, o placar da votação foi de 16 votos favoráveis e um contrário (Quique Brown).

Também em 1º turno, a Casa aprovou por unanimidade o projeto de lei 32/22, de autoria da presidente da Casa, vereadora Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), que altera a Lei 4.311, de 11 de maio de 2012. Com o PL a autora propõe a inclusão do Selo Amigo dos Animais no Estatuto de Proteção e Controle dos Animais no Município de Bragança Paulista, que será concedido às associações e fundações que atuam em defesa da causa animal. “Este projeto vem para fazer coro às ações que a Administração tem feito no sentido de proteção e bem estar animal. A proposta visa enaltecer o trabalho das entidades assistenciais e Ongs”, pontuou a autora Gislene Bueno.

Já a votação em turno único contou com duas matérias de denominação de bens públicos. Pelo PL 42/2022, o Executivo denomina Helena Maria Kurokava Lorencini o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Santa Libânia. A matéria foi aprovada por unanimidade.

No PL 43/2022, do vereador Quique Brown denomina Gabriela Marchese Cesarino "Bel Cesarino" a pista de Pump Track localizada na Avenida Dom Pedro I, no Lago do Taboão. A proposta recebeu aprovação unânime. Quique Brown, Juninho Boi e Fabiana Alessandri se manifestaram sobre o projeto, reconhecendo a trajetória de Bel Casarino no esporte de Bragança e ratificando a homenagem da Casa.

Na Tribuna Livre houve a participação de Wanderberg Marques da Silva, apresentando o projeto ‘E Agora 18’, desenvolvido na cidade de Atibaia. A iniciativa funciona como centro preparatório que atende jovens que viveram em abrigos públicos e não foram adotados até completarem a maior idade. Através da iniciativa, é disponibilizado aos jovens moradia, alimentação, cursos profissionalizantes, lazer e encaminhamento profissional.

Além deste tema, Wandemberg também apresentou seus recordes estabelecidos junto ao Rank Brasil, em setembro de 2021, quando registrou as marcas como o mais rápido a transcrever a Bíblia e também de a maior quantidade de canetas usadas em uma obra. Unindo as duas iniciativas, Wandemberg explicou que, para cada palavra transcrita ele produziu uma Bíblia, que é vendida para auxiliar no financiamento do projeto social. Missionária Pokaia foi a vereadora apresentante, destacando a importância da iniciativa ‘E Agora 18’ na formação dos jovens e também parabenizou o empresário pelo trabalho realizado com a transcrição da Bíblia.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 21ª Sessão Ordinária do ano na próxima terça-feira (21/6), às 14h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada presencialmente ou pelo site da Câmara (www.camarabp.sp.gov.br), no canal do Youtube (www.youtube.com/camarabraganca), e na página do Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista), além do canal da TV Alesp, na operadora NET.

Veja a Sessão na íntegra em: