16 de Maio, 2022

​Frente Parlamentar escolhe presidente, vice e secretários

Fabiana Alessandri e Missionária Pokaia foram escolhidas para a presidência e vice, respectivamente

A Frepaato (Frente Parlamentar para Debater Especificamente Assuntos Relativos aos Serviços e Demandas do Tratamento Oncológico) realizou na sexta-feira, 13 de maio de 2022, a sua primeira reunião. Na ocasião, foram escolhidos presidente, vice-presidente, 1° e 2° secretários. A vereadora Fabiana Alessandri foi escolhida para a presidência, Missionária Pokaia será a vice, Natanael Ananias o 1° secretário e Jocimar Scotti o 2° secretário. O outro membro da Frente é o vereador Sidiney Guedes. O vereador Miguel Lopes também participou da reunião.

A Frepaato deliberou que as reuniões serão sempre as sextas-feiras. A próxima acontece em 20 de maio, às 11h, e o assessor de Gabinete, Marcus Leme, e a secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, serão convidados a participar.

A presidente Fabiana Alessandri disse que a intenção é levantar todas as dificuldades que se enfrentam na área de oncologia e poder ajudar a melhorar. Ele lembrou o papel da presidente da Câmara, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), que junto com ela foi a autora do projeto que criou a Frente.

O vereador Miguel Lopes, que participou da reunião, elogiou a formação da Frente. Ele afirmou que, apesar de não fazer parte da Frente, vai participar de todas as reuniões e lutar junto para que os paciente oncológicos não fiquem esperando por exame e tratamento. “Senhores vereadores, temos de dar uma atenção à área da oncologia em nível estadual. A universidade [Hospital Universitário São Francisco] faz um trabalho brilhante, todos da área da saúde lutam com as armas que tem, mas o governo [estadual] tem de ser cobrado, o governo precisa olhar com mais boa vontade para os municípios”, disse o vereador.

A vice-presidente Missionária Pokaia lembrou da importância daárea de saúde e do trabalho que vem sendo feito. “A área da oncologia tem muitas pessoas necessitando de ajuda e estou feliz em poder participar”, afirmou.

A intenção da instalação da Frepaato é promover ações e gestões para aprimorar as políticas públicas no tratamento oncológico. A Frente poderá marcar audiências públicas, fiscalizar e cobrar a execução de políticas públicas e, ao final dos trabalhos, elaborar relatório das atividades que será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal para as devidas providências. A Frente terá o prazo de funcionamento de 180 dias, podendo ser prorrogada por mais 180 dias.