15 de Março, 2018

​Comissão de Saúde encaminha projeto sobre prevenção de acidentes para votação

Proposta da vereadora Rita Leme sugere a realização de uma semana com palestras e atividades alertando para os riscos de ocorrências no ambiente doméstico

A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou a 6ª sessão semanal do ano, nesta quarta-feira (14/03). Na oportunidade, os vereadores emitiram parecer favorável ao projeto de lei 2/18, de autoria da vereadora Rita Leme, que institui a Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos.

Com a proposta da autora, fica definida a primeira semana de junho para a realização de campanha com palestras e debates para o aumento da segurança no ambiente familiar e a redução do número de acidentes. Relator do projeto, o vereador Dr. Claudio encaminhou parecer favorável para a aprovação da matéria.

A segunda matéria da área da saúde em análise é a moção 82/17, de autoria da vereadora Fabiana Alessandri. No texto a autora propõe a ampliação e reforma na Unidade Básica de Saúde Dr. Darvim de Souza, no bairro Santa Luzia. “É do conhecimento de todos que a unidade atende a um grande número de pessoas, sem estrutura adequada e precisa mais do que uma simples reforma para evitar um colapso”, indicou o relator José Gabriel.

O vereador Antonio Bugalu emitiu parecer favorável para a aprovação da moção 4/18, de autoria da vereadora Rita Leme. No texto, a autora propõe a realização de campanha educativa para conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo doméstico.
No fim da sessão, o vereador José Gabriel ainda emitiu parecer para a rejeição ao projeto de lei 1/18, de autoria do vereador Quique Brown. O autor propunha a divulgação de listagem no site da prefeitura com o nome dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames médicos e cirurgias na rede pública.

O relator, que teve o parecer para a rejeição seguido pelos vereadores Natanael Ananias e Rita Leme, argumentou que a Secretaria Municipal de Saúde não dispõe de capacidade técnica para a elaboração das listas e o município conta com unidades sem acesso à internet. José Gabriel ainda reiterou que o projeto não considera as particularidades da pasta, e que a cota para a realização de exames de alta e média complexidade em outros municípios é baixa.

O presidente da Comissão, vereador Natanael Ananias, informou que esteve em reunião com a secretária Municipal de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, acompanhado dos vereadores José Gabriel e Antônio Bugalu na última sexta-feira (09/03). “Participamos de uma reunião com a secretária Marina, que nos informou que fará a divulgação da lista de espera para os exames médicos e consultas com especialistas no momento oportuno. Em resposta às reclamações para a volta da realização de coleta de exames no Posto de Saúde do Jardim Águas Claras, a explicação é que a transferência para a Santa Casa de Misericórdia ocorre em razão da reforma que está sendo realizada na unidade, mas a intenção é de que todas as unidades de saúde do município passem a agendar as coletas no laboratório do hospital e assim a capacidade de atendimento de Bragança Paulista seja ampliada”, encerrou Natanael Ananias.

Composta pelos vereadores Natanael Ananias (presidente), José Gabriel (vice), Antonio Bugalu, Dr. Claudio e Rita Leme, a Comissão volta a se reunir na quarta-feira (21/3), às 9 h, na Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América). Os trabalhos podem ser acompanhados pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br. Também há possibilidade de participar enviando questionamentos durante a sessão para o e-mail (dci@camarabp.sp.gov.br) ou pela página do Facebook da Câmara (www.facebook.com/camarabragancapaulista.

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!