​Plano Diretor de Turismo é aprovado em 1º turno
06 de Junho, 2018
Projeto de autoria do Executivo objetiva incentivar ações turísticas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou a 18ª Sessão Ordinária do ano nesta terça-feira (06/06). Na ordem do dia, os vereadores votaram em turno único a aprovação de quatro moções e o Plano Diretor de Turismo (PL 16/18), em 1º turno. O projeto de lei de autoria do Executivo dispõe sobre estratégias para a ampliação das atividades turísticas na cidade, com respeito às características cultural e natural do patrimônio.

Nas discussões do projeto de lei 16/18, aprovado em 1º turno por unanimidade, os vereadores destacaram a importância de parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento turístico de Bragança Paulista. “Dei atenção aos detalhes do Plano Diretor de Turismo, mas deixo um alerta para a necessidade de estabelecermos parcerias com a iniciativa privada, para que a área se desenvolva”, apontou o vereador Claudio Moreno.

“Bragança Paulista tem uma represa muito bonita, as duas entradas da cidade são belas, e o que falta é aumentar o empenho para desenvolver as potencialidades turísticas do município. Temos uma rede hoteleira e gastronômica rica, e o turismo esportivo deve ser mais explorado”, seguiu o vereador Marcus Valle.

As quatro moções aprovadas na sessão propõem ao prefeito Jesus Chedid ações na educação, saúde, cultura e mobilidade urbana. O primeiro texto votado (moção 16/18), é de autoria da vereadora Rita Leme, com pedido de estudos para a implementação de projeto que facilite a transição de alunos da rede municipal de educação para a rede estadual.

O vereador Antônio Bugalu é autor da moção 18/18, que sugere ao Executivo o envio de projeto de lei à Câmara Municipal, para a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades ofertarem aos pais de recém-nascido treinamento primeiros socorros em casos de engasgamento e prevenção de morte súbita. “A falta de orientação específica faz com que todos já tenham ouvido algum relato de bebê que engasgou com o leite materno e outras situações que podem ser evitadas”, esclareceu Bugalu.

Autor da moção 21/18, o vereador Mário B. Silva defendeu a proposta de criação de um espaço cultura na zona norte. “Todos temos conhecimento de que a região cresce diariamente, mas com dificuldade pela baixa oferta de serviços públicos. Os moradores já tem acesso à escola técnica, agência bancária e a instalação de uma midiateca será muito importante para a população do local”, destacou Mário.

A última moção votada é de autoria da presidente Beth Chedid e do vereador Sidiney Guedes. Na matéria os autores propõe a inclusão de cláusula no próximo contrato para a concessão do serviço de transporte coletivo, que obrigue a empresa ganhadora a disponibilizar aos usuários aplicativo telefônico, com informações das linhas operadas e horário de circulação dos coletivos. Durante a votação, os parlamentares propuseram o envio conjunto de todas as moções sobre o assunto ao Executivo, como apoio para a elaboração no novo edital de licitação.

Tribuna Livre

Ana Carolina Perina de Oliveira subiu à Tribuna, a convite do vereador Marco Antônio Marcolino, para apresentar o trabalho da ONG (Organização Não Governamental) Cidadão Pró-Mundo. O grupo de professores voluntários ministra aulas de inglês por meio do voluntariado há cinco na Escola Estadual Silvio de Carvalho Pinto Junior, no bairro Planejada I.

Na fala, Ana Carolina informou que a Cidadão Pró-Mundo contou com o apoio de 50 voluntários para a formação de 90 alunos no período. “A nossa missão é promover igualdade de oportunidades, pois hoje em dia o domínio do inglês é essencial para diversas atividades, mas nem todos têm conhecimento. A ONG está em busca de voluntários para ministrar aulas no segundo semestre, e também estamos com inscrições abertas para novos alunos”, completou a apresentante.

A segunda participação foi da munícipe Assunção Santos, que falou sobre as tratativas para a implementação no município dos ODS (objetivos do Desenvolvimento Sustentável), pactuados na Cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015, a convite do vereador Basilio Zecchini.

“Solicitei a oportunidade de falar na tribuna, para comentar o encontro promovido pela Escola do Parlamento da Câmara, sobre os ODS. Na oportunidade os vereadores fizeram a adesão às metas e conversaram com os jovens sobre a atuação parlamentar na cidade”, disse Assunção.

Assunção encerrou a participação com comentários sobre as estatísticas geradas pelo trabalho dos vereadores, e pedido de apoio para a inclusão de esforços no Plano Diretor de propostas sobre a poluição visual.“Os encontros com diversos atores da sociedade propiciam a troca de ideias, e a avaliação do trabalho realizado pela Câmara Municipal, com a possibilidade de novas orientações sobre o que pode ser feito. Com a atualização do Plano Diretor é necessário a conjugação de esforços para que as metas relacionadas ao meio ambiente e mobilidade urbana sejam cumpridas”, afirmou.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 19ª Sessão Ordinária do ano, na próxima terça-feira (12/6), às 16h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada pela internet, no endereço http://www.camarabp.sp.gov.br, e pela TV Alesp (operadora NET).