08 de Dezembro, 2021

​Câmara participa de posse dos parlamentos regionais e entrega de prêmios

Evento reuniu prefeitos e vereadores na Sala São Paulo, nesta terça-feira (7/12)

A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), representou o Legislativo Bragantino na posse dos parlamentos regionais e premiações Parcerias Municipais e Município Agro. O evento foi realizado pelo Governo de Estado, nesta terça-feira (7/12), reunindo representantes do Legislativo e Executivo de todos os municípios paulistas, secretários de Estado e o governador João Doria. Gislene também foi empossada presidente do Parlamento Regional da Bragantina, que engloba 16 municípios.

A criação do Parlamento Regional da Bragantina se insere no Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, elaborado com base em estudo realizado em parceria com o Seade (Fundação Sistema de Análise de Dados), que criará, entre outros, o Aglomerado Urbano Bragantino, abrangendo 16 municípios, com população total de 592 mil habitantes e PIB (Produto Interno Bruno) de R$ 23 bilhões.

A Unidade Regional contará com a criação de um Conselho de Desenvolvimento, de caráter deliberativo e normativo, composto por representantes dos municípios, do Estado e da sociedade civil. Também terão apoio de um Órgão Estadual de Desenvolvimento Regional e um Fundo de Desenvolvimento das Unidades Regionais. Ao todo o Estado está dividido em 32 regiões, empossadas durante o evento.

O Parlamento Regional da Bragantina é formado pelas Câmaras das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

“Avançamos na organização administrativa do Estado, por isso os parlamentos regionais, por isso vocês foram homenageados hoje aqui pelos secretários, o vice-governador, o governador. Essa interlocução dos Conselhos de Desenvolvimento e as Câmaras Municipais vai nos ajudar e muito para alavancar os municípios que vocês representam”, disse o governador Doria.

Premiações

Bragança Paulista ficou em 2º lugar no Programa Cidadania no Campo - Município Agro, projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que busca apoiar e premiar as administrações municipais com melhor atuação no desenvolvimento sustentável rural. Ao todo, 410 munícipios participaram do ranking. Além do troféu, a cidade recebeu R$ 300 mil em premiação. O secretário municipal de Agronegócios, Aniz Abib Junior, recebeu o prêmio pela cidade.

Houve ainda a premiação Parcerias Municipais, que contemplou os 30 municípios que se destacaram em políticas públicas em saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico.

“Quero agradecer ao prefeito Jesus Chedid, ao vice-prefeito Amauri Sodré, porque sabemos que a classificação do Município Agro depende de um conjunto de ações que a Administração vem realizando pela zona rural. Essa classificação é mais do que merecida, haja vista a atenção que o poder público tem dado à população que reside na zona rural. Em relação ao Parlamento Regional da Bragantina, hoje fui oficialmente empossada, pois fui eleita presidente em novembro. Com muita satisfação recebi das mãos do governador João Doria essa certificação. É um momento muito importante para Bragança Paulista ter essa representatividade. Deixo aqui nosso reconhecimento ao deputado estadual Edmir Chedid por todo empenho e trabalho que vem realizando junto ao governo do Estado no sentido de viabilizar iniciativas como essas, colocando sempre Bragança nos melhores rankings”, afirmou a presidente Gislene Bueno.

Crédito Fotos: Governo do Estado de SP