25 de Maio, 2018

​Celebrando 1º ano de atividades, Escola do Parlamento realiza palestras sobre cidadania

Comemorações marcaram também o lançamento do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno da instituição

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou, na noite desta quinta-feira (24/5), ciclo de palestras para celebrar o 1º ano de atividades. Vereadores, autoridades, parceiros e comunidade estiveram presentes prestigiando o evento. Na ocasião também foi realizado o lançamento oficial do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno da escola de Bragança Paulista.

“Celebrar este primeiro ano da Escola do Parlamento é para nós viver um momento de imensa alegria. Alegria plena e incondicional por comemorarmos o sucesso. A Escola do Parlamento foi um sonho da presidente Beth Chedid, que se concretizou e tornou-se realidade. Esse sonho só pôde ser concretizado com o apoio da Casa, de todos os 19 vereadores, que aprovaram esta iniciativa. Agradecemos a todos que passaram pela Escola do Parlamento”, disse a coordenadora-geral da Escola, Erika Leonetti, no discurso de boas vindas.

Com a missão de promover educação legislativa, contribuir com a formação política, cidadã e profissionalizante dos servidores e parlamentares, a Escola do Parlamento também tem como dever a inclusão do cidadão no processo legislativo, fomentando assim a sociedade. Com este pensamento, Tony Riva dos Santos Oliveira, responsável pela Escola do Legislativo de Atibaia, e a coordenadora de pós-graduação e extensão do Centro Universitário Unifaat (Universidade de Atibaia), Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga, apresentaram os temas O Poder Legislativo em Ação: As Escolas do Parlamento e o processo de formação cidadã e Escola do Parlamento: Um exercício de cidadania para debate com o público.

A presidente da Câmara, Beth Chedid, participou das comemorações e comentou o trabalho que vem sendo realizado. “A ideia da Escola do Parlamento nasceu pois sou funcionária do Legislativo Estadual e realizei vários cursos na escola de lá. Certamente foram cursos que fizeram muita diferença em minha vida e na de todos os servidores e membros comunidade que participaram. Aprendemos muito. Quando me tornei presidente da Câmara tive a possibilidade de apresentar essa proposta e meus colegas abraçaram a causa. Acredito que neste segundo ano teremos mais condições de fazer a escola prosperar ainda mais, fazer intercâmbios com a região. Temos certeza que os frutos serão muito grandes”, comentou.

Participaram da cerimônia os vereadores Basilio Zecchini Filho, supervisor da escola, Rita Leme, supervisora adjunta, Ditinho Bueno do Asilo, Rosangela Gonçalves e Sidiney Guedes. Pelo Executivo, o vice-prefeito Amauri Sodré, representou o prefeito Jesus Chedid, juntamente com a secretária municipal de Educação, Katia Daidone. A assessora Simone Rosa também prestigiou as comemorações, representando o deputado estadual Edmir Chedid. Parceira da Escola do Parlamento, a escola Nova Biotec esteve representada pela enfermeira Sabrina Munhoz, acompanhada por alunos.

Sobre a Escola do Parlamento

Instituída por meio da Lei Complementar 824/2017, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Bragança busca fomentar vereadores, servidores e cidadãos. A gestão é feita através de parcerias com entidades educacionais da cidade e região, além de membros da sociedade que atuam como parceiros.

No primeiro ano em atividade, a Escola do Parlamento de Bragança Paulista realizou palestras de prevenção e combate à violência sexual e violência contra a mulher, debate sobre a legitimidade do Poder Público em parceria com a USF (Universidade São Francisco), formação para conselheiros municipais da saúde em parceria com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e compras na Administração Pública, para servidores da Casa.

Programa Vereador na Escola - De forma lúdica, bonecos de fantoche interagem com os alunos das escolas da rede municipal de ensino sobre a organização política da cidade, e qual é o papel do prefeito e dos vereadores na condução dos problemas do município.As visitas são realizadas pela presidente da Câmara, vereadora Beth Chedid, e os vereadores Basilio Zecchini, Ditinho Bueno e Rita Leme, e já percorreu mais de 30 escolas municipais no período.

Para mais informações sobre as atividades entre em contato com a coordenação através do e-mail: escoladoparlamento@camarabp.sp.gov.br, telefone 4892-6205 ou a Página do Facebook (www.facebook.com/escoladoparlamentobragancapaulista).

Galeria de Fotos