08 de Outubro, 2021

​Rita Leme apresenta trabalho da Ong Mais Vida em Bragança

Entidade auxilia pessoas com câncer

A vereadora Rita Leme apresentou, na sessão desta terça-feira (5/10), os trabalhos realizados pela Ong Mais Vida em Bragança Paulista. Trata-se de atendimento a adultos em situação de vulnerabilidade que passam por tratamento oncológico. A entidade realiza seus trabalhos no município desde 2006 e se faz presente em outras três cidades do estado de São Paulo.

“A Ong Mais vida é um centro de apoio a pessoas portadoras de câncer. Trata-se de uma organização social sem fins lucrativos, com sede em Bragança desde 2006, qualificada como utilidade pública municipal e estadual, além de possuir qualificação de organização social com atuação exclusiva na área de oncologia e assistência na promoção à saúde e auxilio a pessoas adultas em condições financeiras vulneráveis portadoras dos mais diversos tipos de câncer e quando necessário estende os atendimentos a família de seus usuários”, detalhou Rita.

Em vídeo exibido durante a manifestação, a vereadora conversou com o presidente da entidade, Rogério Gottardi, e a assistente social Márcia Tonhosol, para trazer mais detalhes sobre os trabalhos realizados. Márcia explicou que, mesmo tendo apenas quatro cidades sede, o trabalho se estende a moradores de cidades vizinhas, o que aumenta a área de abrangência e de atuação da Ong.

Rita questionou quem pode contatar a Mais Vida em busca de atendimento e foi orientada de que qualquer adulto em situação de vulnerabilidade social e com quadro oncológico pode buscar o auxílio. O primeiro passo será a avaliação com assistentes sociais para realização de cadastramento, além de coleta de informações sobre o quadro de saúde do paciente. Em seguida a pessoa será encaminhada a profissionais como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e voluntários que realizam outras atividades. Outra preocupação da entidade é em dar apoio aos familiares do paciente, durante o tratamento.

Apesar do Outubro Rosa e Novembro Azul serem meses em que os cuidados em combate a determinados tipos de câncer ganham destaque, Rita frisou que muitas entidades e voluntários se dedicam ao longo de todo o ano pela causa, por isso quis apresentar o exemplo da Mais Vida.