24 de Maio, 2018

Comissão de Saúde encaminha quatro matérias para aprovação

Vereadores discutiram três moções e um projeto de lei na 16ª Sessão Semanal

A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social realizou a 16ª Sessão semanal do ano nesta quarta-feira (23/5). Na ordem do dia, os vereadores aprovaram pareceres de três moções e um projeto de lei. Os assuntos das moções são mobilidade urbana, saúde e esportes. O projeto de lei tem proposta de incentivo ao turismo religioso.

O primeiro assunto discutido na Comissão foi a moção 13/18, de autoria do vereador Ditinho Bueno do Asilo, que sugere ao prefeito Jesus Chedid estudos para a implementação de um programa municipal de atenção à população parkinsoniana, nos moldes do realizado em Atibaia (Programa Raimunda Moura). Relator da matéria, o vereador Dr. Claudio emitiu parecer favorável e foi acompanhado pelo demais vereadores. “O programa está sendo replicado no Reino Unido, Argentina e Japão, e em Atibaia atende 70 pacientes com uma equipe multidisciplinar, dando maior qualidade de vida aos usuários e familiares”, justificou Dr. Claudio.

A vereadora Rita Leme foi responsável pela relatoria da segunda matéria em discussão no dia, e encaminhou para a aprovação. A moção 15/18, de autoria do vereador Dr. Claudio, que solicita ao Executivo o remanejamento das faixas de travessia de pedestres instaladas nas proximidades das rotatórias nas vias da cidade. “O manual brasileiro de sinalização de trânsito, prevê que a faixa deve respeitar o caminhar natural dos pedestres, sempre em locais que oferecem condições de segurança para travessia. As faixas próximas às rotatórias são perigosas, em razão da velocidade que os motoristas saem delas. A aprovação da moção é oportuna, já que a cidade passa por uma transformação na malha viária”, argumentou a relatora.

Presidente da Comissão, o vereador Natanael Ananias, é o autor da última moção (19/18), encaminhada para a aprovação. No texto o vereador solicita ao Executivo a reforma do campo de futebol e da quadra poliesportiva da rua Antônio Luppe, no Jardim Iguatemi.

O projeto de lei 15/18, de autoria do vereador Ditinho Bueno do Asilo, deu entrada durante a sessão, e foi encaminhado para a aprovação. “O projeto de lei do vereador Ditinho inclui no Calendário de Eventos do Município a Caminhada Nha Chica, a ser realizada anualmente no dia 14 de junho. O parecer é para a aprovação, pois trata-se de uma iniciativa que vai fomentar o turismo religioso em Bragança Paulista”, destacou o vereador José Gabriel.

Presidente da Comissão de Assuntos Socioeconômicos, o vereador Moufid Doher, compareceu à Comissão de Saúde para apresentar reivindicações na área. “Fui procurado por munícipes com duas questões que devem ser solucionadas o quanto antes. A primeira queixa é sobre o serviço de ambulância do Hospital Bom Jesus, que encerra o atendimento às 22h e pacientes sem condições de retornar para casa passam a noite na recepção do local, até a manhã seguinte, quando o serviço é retomado. A segundo reclamação é sobre a dispensação de medicamentos nas UBSs (Unidade Básicas de Saúde), que não está sendo realizada para pacientes com receituário médico da Santa Casa de Misericórdia, sendo que às vezes o profissional que assinou a receita é o mesmo que atua na UBS”, informou Moufid.

Os membros da Comissão informaram que devem se reunir com a secretária da pasta, Marina de Fátima de Oliveira, para tratar dos assuntos citados.

Composta pelos vereadores Natanael Ananias (presidente), José Gabriel (vice), Antonio Bugalu, Dr. Claudio e Rita Leme, a Comissão se reúne na quarta-feira (30/5), às 9h, na Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América). Na sequência, a secretária Municipal de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, fará prestação de contas Os trabalhos podem ser acompanhados pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br. Também há possibilidade de participar enviando questionamentos durante a sessão para o e-mail (dci@camarabp.sp.gov.br) ou pela página do Facebook da Câmara (www.facebook.com/camarabragancapaulista).