​Legislativo prestigia inauguração do Serviço de Radioterapia do HUSF
23 de Abril, 2021
Atendimento terá início em maio e receberá pacientes de onze municípios da região bragantina

A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Gislene Cristiane Bueno – Gi Borboleta, esteve na manhã desta sexta-feira (23/4) prestigiando a solenidade de visita à Radioterapia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Na ocasião, prefeitos e autoridades da região puderam conhecer detalhadamente a infraestrutura e dinâmica de operacionalização da radioterapia, serviço que atenderá onze municípios e cerca de 480 pacientes por mês.

“A inauguração deste serviço é motivo de alegria e orgulho para nós. Sabemos o quanto o tratamento oncológico é delicado e agora teremos oportunidade de ofertá-lo em nossa cidade, beneficiando não apenas os moradores de Bragança, mas todos os municípios da região. Com isso evitaremos o desgaste nos deslocamentos e, ainda garantiremos que a família possa acompanhar de perto esta fase do tratamento, dando todo apoio e suporte necessário”, disse a presidente.

De acordo com os representantes do HUSF, a previsão é que o serviço tenha início em maio. A estrutura da radioterapia conta com três consultórios médicos, um consultório multiprofissional e uma sala reservada à física médica, além de sala de observação (com três leitos), sala de planejamento da física médica, sala de controle do bunker e área para conforto aos colaboradores do setor. O prédio da Radioterapia, com área total de 722,35 m², foi construído dentro do complexo hospitalar do Hospital Universitário.

A cerimônia de inauguração foi realizada em duas etapas. Na quinta-feira (22/4), o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o deputado estadual Edmir Chedid, os deputados federais Vanderlei Macris e Herculano Passos estiveram presentes, além do vice-prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré, a presidente Gislene Bueno e o Frei Francisco Belotti, presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade mantenedora do Hospital. Já na sexta-feira (23/4), foi a vez de outros prefeitos da região prestigiarem as obras. A cerimônia contou novamente com a presença da presidente da Câmara e com os prefeitos Benedito Rodrigues da Silva Filho (Bom Jesus dos Perdões), Ricardo Lopes (Socorro) e Leodecio Alves de Lima (Vargem).