18 de Novembro, 2020

Câmara homenageia ‘Atirador Destaque do Ano’ na 42ª Sessão Ordinária

Lucas dos Santos Jesus recebeu o diploma em solenidade realizada com restrição ao público

A Câmara Municipal de Bragança Paulista fez a entrega do diploma de Atirador Destaque do Ano ao Jovem Lucas dos Santos Jesus, durante a 42ª Sessão Ordinária (17/11). O homenageado foi indicado pelos instrutores do Tiro de Guerra pelo desempenho nas atividades da instituição militar e junto à comunidade bragantina.

No Plenário, a entrega do diploma foi conduzida pela vereadora Beth Chedid, com a presença dos pais do homenageado, do chefe de instrução do Tiro de Guerra 02/009, 1º sargento Roberto Cezar Pereira, e do instrutor do Tiro de Guerra, 1º sargento André de Jesus Borges. A solenidade foi transmitida ao vivo nos canais oficiais da Casa. A Câmara mantém as restrições de acesso ao público em razão da pandemia Covid-19. O diploma Atirador Destaque do Ano é entregue anualmente, como previsto no artigo 284, do Regimento Interno da Câmara Municipal.

O vereador Tião do Fórum falou em nome de todos os parlamentares sobre a importância da solenidade. “O Tiro de Guerra é responsável por cuidar dos jovens da nossa cidade, dando noções de civismo e amor à Pátria. A instituição Militar é responsável por importantes ações sociais e na maioria das vezes os valores não são reconhecidos, e a solenidade demonstra que a Câmara e a Prefeitura tem grande consideração pelo agrupamento, que dá exemplo de cidadania. Entre jovens tão valorosos, o Lucas conseguiu se destacar no momento em que toda a sociedade sofre com as dificuldades impostas pela pandemia”, destacou.

Para o 1º sargento André de Jesus Borges, a homenagem deve servir como estímulo para que o aprendiz mantenha o entusiasmo e a dedicação na vida. “O Lucas está sendo homenageado com muito merecimento. Todos os frutos bons que colhemos na vida são resultados dos nossos esforços, aliados aos ensinamentos que recebemos em casa dos nossos pais, que são nossos primeiros professores. Ao receber o diploma de Atirador Destaque do Ano, o jovem grava seu nome como filho e aluno exemplar, que sempre demonstrou dedicação, responsabilidade, lealdade, competência e disciplina, que o fizeram se distinguir entre seus pares e ser admirado pelos superiores”, destacou.

Chefe de instrução do Tiro de Guerra 02/009, o 1ª sargento Roberto Cezar Pereira também falou sobre as dificuldades impostas pela pandemia. “Neste ano em que toda a sociedade foi afetada por um vírus, foi preciso coragem e responsabilidade para todos nós seguirmos em frente, com coragem e resiliência para nos adaptarmos ao novo. No Tiro de Guerra intensificamos a educação moral e cívica, compreensão das instituições básicas que regem nossa sociedade, e a responsabilidade como cidadão e como atirador”, afirmou.

Lucas dos Santos Jesus falou sobre a indicação e do orgulho de fazer parte do Tiro de Guerra. “Apesar de estarmos passando por um momento difícil por conta da pandemia, aproveito a solenidade para agradecer aos instrutores pela dedicação, esforços e paciência em nos orientar nas atividades do Tiro de Guerra. Durante um ano de formação passamos por momentos difíceis, mas fomos forjados na instrução e nos sentimos honrados em fazer parte da família verde oliva”, agradeceu o homenageado.

A presidente Beth Chedid encerrou a solenidade com discurso de reconhecimento à dedicação do homenageado. “Infelizmente por conta da pandemia a solenidade está sendo realizada com restrição ao público, mas certamente isso não diminui o orgulho dos seus pais ao vê-lo sendo homenageado. A entrega deste diploma é um reconhecimento dos colegas e instrutores do Tiro de Guerra, da Câmara Municipal e da população bragantina, que reconhece em você um futuro promissor”, completou.

Sem matérias para serem votadas na ordem do dia, os vereadores aprovaram o requerimento para que o PL 62/2020 seja apreciado em regime de urgência. O projeto, de autoria do Executivo, dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no Orçamento vigente de R$ 400 mil para o Fundo Municipal de Segurança Pública. Os recursos serão aplicados em uma base móvel equipada com monitoramento eletrônico e adequação das instalações do prédio cedido ao Tiro de Guerra 02-009, e a matéria será discutida em audiência pública realizada de forma virtual na segunda-feira (23/11), às 10h.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 43ª Sessão Ordinária do ano na próxima terça-feira (24/11), às 16h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista/). A participação presencial do público nas atividades da Câmara permanece suspensa, para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.