12 de Agosto, 2020
Vereadores recebem secretário de Esportes para tratar das ações da pasta

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano recebeu, na manhã desta quarta-feira (12/8), o secretário municipal da Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Alberto de Souza (Carlinhos), para apresentar as últimas ações realizadas pela pasta no município. As recentes obras entregues pela Administração na área esportiva foram o destaque na fala do secretário.
A presidente da Comissão, Fabiana Alessandri, deu as boas-vindas ao secretário, iniciando os questionamentos justamente mencionando as reformas e revitalizações. “Tivemos a recuperação de equipamentos muito importantes para os esportistas, como o Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, com a cobertura da arquibancada, instalação de lâmpadas de led, também a revitalização do Lourenção [Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici], coisas que a Câmara sempre cobrava. Hoje temos a inauguração da implantação de acessibilidade e reforma da piscina municipal Maria Astrid Dubard. Enfim, são tantas coisas acontecendo. O que mais poderia nos apresentar?”, disse.
Carlinhos explicou que estas obras foram necessárias e muito importantes para os atletas. “O Lourenção foi construído em 1974, um ginásio no centro da cidade, palco de grandes embates, carecia de um carinho especial. O complexo foi revitalizado, as quadras externas, temos agora iluminação de led, pista de atletismo, arquibancada, centro de treinamento de tênis de mesa e artes marciais. A piscina está em licitação, esperando a ordem de serviço. Hoje também a piscina Maria Astrid Dubard será reinaugurada, com toda revitalização de acessibilidade. Isso mostra o carinho da Administração com o esporte”, disse.
O vereador Natanael Ananias questionou se há previsão para as obras na piscina do complexo do Lourenção. “Entendemos que devido a pandemia houve uma queda no Orçamento, isso é natural em todos os municípios. A Prefeitura está aguardando o momento correto para poder executar o serviço, certamente logo será iniciada. Essa obra trará intervenção na parte estrutural, acessibilidade, parte elétrica, hidráulica, parte interna da piscina. Tão logo tenha notícias sobre a obra informarei aos senhores”, respondeu o secretário.
Carlinhos seguiu citando as obras que serão realizadas no Ginásio Rubens Batazza, no bairro Cidade Planejada II. “Hoje aquele é o único ginásio com dimensões oficiais para futsal e handebol. Teremos vestiário novo, as questões de acessibilidade implantadas. Já temos o dinheiro em conta, no fim do mês a secretaria de Obras entra o projeto para avaliarmos e, se aprovado, já segue com a licitação”, disse.
Mario B. Silva comentou a importância desta obra e sugeriu que “há um pátio em frente ao ginásio, com uma área de grama, ali poderia ser feito um estacionamento 45º ou aproveitar de outra forma”. “Em dias de jogos fica uma aglomeração neste ponto, que seja o local para a Guarda Municipal, Ambulância, enfim. Importante também que o ginásio tenha calçadas no entorno, facilita pros moradores”. Carlinhos agradeceu as propostas e reiterou que serão levadas em consideração. “Eu acho que algumas delas já estão no projeto, mas vou me certificar”, disse.
Encerrando o tema ginásios, Carlinhos explicou que a reforma do Francisco Virgili está temporariamente paralisada para ajustes na planilha, mas logo devem ser retomadas. “A cidade precisa de mais ginásios, cresceu bastante. Tão logo a Administração consiga será importante construir espaços modernos para atender a população”, concluiu.
Sidiney Guedes quis saber sobre as atividades no período de pandemia e também a relação da secretaria no trabalho com a Liga Bragantina de Futebol. Carlinhos explicou que, em relação à Liga, a Prefeitura realiza as parcerias dentro do que a lei permite. “A Liga é uma grande parceira, por dois anos recuperamos campeonatos com menores, e sabemos das dificuldades que está passando. Dentro das nossas possibilidades da legalidade trabalhamos juntos. A Liga é uma entidade a parte”, explicou.
Em relação às atividades durante a pandemia, o secretário destacou as ações virtuais. “Logo que teve início a pandemia elaboramos entrevistas com participação e esportistas locais de várias modalidades. Tivemos várias lives, matérias em nossa página nas redes sociais. Nossos orientadores físicos participaram desses momentos, explicando as modalidades. Tivemos também aulas de ginástica, uma gama grande de matérias sobre o esporte. A secretaria não parou, sempre se mobilizou. Além disso seguimos com as revitalizações dos equipamentos e o atendimento aos esportistas”, comentou o secretário.
Rita Leme parabenizou os trabalhos realizados e citou ainda a importância das atividades em parceria com a secretaria para o atendimento de crianças e jovens deficientes. Ela lamentou a não realização dos jogos paraolímpicos, uma proposta apresentada ao secretário. Carlinhos explicou que a atividade era prevista para esse ano, mas com a pandemia teve de ser adiada.
Fabiana Alessandri questionou também a implantação e brinquedos e academias híbridos, para atender o público com deficiência e demais munícipes. Carlinhos informou que a secretaria segue se empenhando para que isso ocorra. O secretário esteve com a vereadora em Campinas conhecendo a iniciativa. Questionado por Fabiana sobre a revitalização da quadra do bairro Bom Retiro ele explicou “fizemos um orçamento inicial que está sob análise, mas temos ainda as questões de acessibilidade que provavelmente serão incluídas. A expectativa é logo conseguir viabilizar isso para comunidade”.
Carlinhos encerrou sua participação agradecendo a parceria com a Câmara. “Parabenizo a todos vocês pelo trabalho. Sei da importância do Legislativo, de uma Câmara forte. Acompanho o trabalho de vocês e vejo o comprometimento. A Câmara é uma grande parceira da secretaria de Esportes e com isso vamos colhendo bons frutos”, disse.
Matérias em trâmite
Após a participação do secretário de Esportes, a Comissão seguiu os trabalhos, emitindo parecer favorável a três matérias. Natanael Ananias foi o relator do projeto de lei 29/2020, que obriga as empresas prestadoras de serviços de entrega de alimentos (delivery) online a exigir o cadastramento de estabelecimentos devidamente credenciados. O PL é de autoria do vereador Claudio Moreno.
Mario B. Silva foi relator das moções 32 e 34/20. Na moção 32/20, Antonio Bugalu requer, por meio de apelo deste Legislativo ao Chefe do Poder Executivo, a substituição dos brinquedos quebrados e a revitalização do Miniciles localizado no final da Rua José Vicchiatti, no Jardim do Cedro. Já na moção 34/20, Marco Antônio Marcolino requer estudos visando à construção de uma praça e posterior instalação de Academia ao Ar Livre, na área localizada na altura do n° 2680 da Rua Alziro de Oliveira, no Jardim Morumbi.
Composta pelos vereadores Fabiana Alessandri (presidente), Sidiney Guedes (vice), Mario B. Silva, Natanael Ananias e Rita Leme, a Comissão volta a se reunir na quarta-feira (19/8), às 9h. As atividades serão realizadas virtualmente, podendo ser acompanhadas pela internet no site www.camarabp.sp.gov.br, Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista/).