​Câmara concede título de cidadão bragantino a Joaquim Gilberto de Oliveira
29 de Novembro, 2019
Conhecido por sua atuação junto ao meio ambiente, professor recebe a honraria na sexta-feira (6/12)

Acontece nesta sexta-feira (6/12), a solenidade para concessão do título de cidadão bragantino ao professor Joaquim Gilberto de Oliveira. A homenagem é uma iniciativa do vereador Marco Antonio Marcolino e será realizada na Câmara Municipal, aberta a toda comunidade, a partir das 19h. O título de cidadão bragantino é a maior honraria concedida pelo poder Legislativo.

Nascido no Espírito Santo do Pinhal, viveu na cidade durante parte da infância, até se mudar com a família para Mogi Guaçu. Graduou-se no curso de Farmácia da USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto. Formou-se farmacêutico em 1988 e retornou a Mogi Guaçu, onde começou a lecionar na faculdade local. No entanto, desde o último semestre da faculdade já trabalhava na Codetec (Companhia de Desenvolvimento Tecnológico de Campinas).

Em 1992 passa a trabalhar no CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp). Lá inicia seu Mestrado em Ciência de Alimentos pela Unicamp. Em 1999, foi convidado para realizar palestra na Jornada Farmacêutica da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. No ano mesmo ano, foi convidado a lecionar uma disciplina como professor substituto na USF e no ano seguinte contratado como professor, cargo que exerce até a presente data.

Em 2003, foi convidado a ser vice-coordenador do curso de farmácia, e em 2004 muda-se com toda a família para Bragança para assumir a coordenação do curso. Na metade de 2005 foi convidado a ser diretor de campus. Deixou a direção em 2008, quando ingressa na Prefeitura de Bragança como secretário de Meio Ambiente. Permaneceu no cargo até 2012.

Durante o período em que exerceu o cargo de secretário Municipal de Meio Ambiente, desenvolveu profundo interesse nos assuntos relacionados a defesa do meio ambiente e sua biodiversidade, engajando-se na participação de reuniões, palestras, seminários, campanhas. Como resultado, foi eleito presidente do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), onde tem realizado grandes avanços nas questões relacionadas à proteção da fauna, flora, proteção de nascentes e mata nativa da região. Joaquim Gilberto de Oliveira é hoje referência em Bragança Paulista nas questões afetas ao meio ambiente, participando ativamente no desenvolvimento de programas de proteção ambiental, promovendo debates, seminários e incluindo o meio ambiente em capítulo específico no novo Plano Diretor do município.

A solenidade é aberta a toda comunidade e acontece no Plenário da Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América), podendo ser acompanhadas pela internet, pelos sites www.camarabp.sp.gov.br, www.facebook.com/camarabragancapaulista e www.youtube.com.br/camarabraganca.