​Lóla Prata recebe o título de cidadã bragantina
28 de Novembro, 2019
Homenagem à escritora acontece na quinta-feira (5/12), às 16h, na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Bragança Paulista concede, nesta quinta-feira (5/12), o título de cidadã bragantina à escritora e fundadora da Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista), Lóla Prata (Maria de Lourdes Prata Garcia). O evento é aberto a toda comunidade e acontece a partir das 16h, no Plenário. A homenagem é de iniciativa da vereadora Fabiana Alessandri.

O título de cidadã bragantina é a mais alta honraria do Legislativo, sendo entregue a pessoas que, de forma marcante e positiva, tem sua vida ligada à comunidade onde vivem. Nascida na cidade praiana de Santos, filha de pai bragantino e mãe santista, Lóla Prata passa a viver em Bragança em 1974, quando o marido foi transferido a trabalho para cidade.

Há cerca de trinta anos, durante a realização de um festival na Faculdade São Francisco, hoje USF, a homenageada percebeu que muitos bragantinos apreciavam a literatura e a arte de escrever e, a partir dessa observação, deu início à articulação do grupo de pessoas que idealizou a ASES, Associação dos Escritores de Bragança Paulista, da qual fazem parte escritores premiados no Brasil e no exterior.

De lá para cá, a preocupação permanente de Lóla Prata é manter viva a produção literária bragantina, escrevendo e incentivandooutros a escrever, oferecendo cursos gratuitos sobre técnicas e processos de criação poética. Ativa, possui currículo invejável que atesta sua participação em incontáveis palestras, concursos literários, festivais culturais e como membro de importantes associações de escritores do país.

É autora de dezenas de livros publicados e outras tantas obras ainda “no prelo” e também idealizadora de projetos que visam preservar a identidade cultural bragantina.

A solenidade é aberta a toda comunidade e acontece no Plenário da Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América), podendo ser acompanhadas pela internet, pelos sites www.camarabp.sp.gov.br, www.facebook.com/camarabragancapaulista e www.youtube.com.br/camarabraganca.